Governo cortará ponto de bancários em greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/10/11 15h42m
SVG: views 332 Visualizações

Medida atinge grevistas dos bancos federais

Alt da imagem
Mais uma agência de banco privado foi fechada em Santa Maria

O governo federal anunciou na última semana que cortará o ponto dos bancários em greve da Caixa Econômica Federal e do Banco Brasil. A mesma medida foi tomada para a greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e havia sido cogitada para a recém-terminada greve dos servidores técnico-administrativos em educação.

Nesta segunda, a greve dos bancários completa 14 dias. A paralisação dos Correios entra no 27º dia. Nos dois casos, os trabalhadores são representados por entidades vinculadas à CUT, historicamente ligada ao Partido dos Trabalhadores, o da presidente Dilma Rousseff. A despeito disso, a chefe do Executivo mandou dizer que os gestores de bancos e empresas do governo devem se portar como administradores públicos, não como sindicalistas.

Para Marcelo Carrion, diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, a ameaça do corte de ponto é mais uma medida autoritária do governo federal. “Isso não nos assusta e só vai fortalecer a categoria. Se pensam que vão nos intimidar estão muito errados”, disse o bancário. Marcelo ainda lembrou que a medida não é oficial, pois o sindicato não foi notificado.

Os bancários também reclamam da falta de negociação por parte dos banqueiros. "Os bancos, cujo lucro cresceu 20% apenas no primeiro semestre do ano, com ganhos de R$ 26,5 bilhões entre as sete maiores instituições financeiras têm condições de retomar as negociações, melhorar essa proposta e atender às reivindicações da categoria. Os bancários estão abertos à negociação, está nas mãos dos bancos por fim à greve", disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Representadas pela FENABAN (Federação Nacional dos Bancos), as casas bancárias ofereceram reajuste de 8%. A CONTRAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) reivindica 12,85%, mas a negociação foi interrompida. A CONTRAF calcula que esta já seja a maior greve dos últimos 20 anos, com o fechamento de 8.951 agências nos 26 estados e no Distrito Federal.

Em 2007, assediado por greves de servidores públicos, Lula chegou a declarar que greve sem corte do ponto vira férias. Sob Dilma, o governo emite sinais de que está determinado a levar às últimas conseqüências as palavras do ex-sindicalista e fundador da CUT.

Texto: Mathias Rodrigues (estagiário) com Folha de S. Paulo e Rede Brasil Atual
Foto: Sindicato dos Bancários de Santa Maria
Edição: Fritz R. Nunes
Ass. de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias