Ação judicial quer barrar contrato entre UFSM e Ebserh SVG: calendario Publicada em 18/12/13 16h29m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/12/13 17h12m
SVG: views 804 Visualizações

Documento encaminhado à Justiça argumenta ilegalidade em decisão do reitor

Alt da imagem
Assinatura do contrato da UFSM com a Ebserh foi oficializada nesta terça, 17

No final da tarde desta terça-feira, 17, a Sedufsm e a Assufsm, através da assessoria jurídica do escritório Wagner Advogados Associados – protocolaram uma petição na ação que tramita na Justiça Federal contra a adesão da UFSM à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo principal da medida é solicitar a suspensão do contrato firmado com a Empresa, tendo em vista a argumentação da inconstitucionalidade da lei que criou a Ebserh e também a forma como a lei foi aprovada da Ufsm.

O que a assessoria jurídica fez foi um acréscimo de informação - aditamento – ao processo anterior, no qual o reitor ainda não havia assinado o contrato com a empresa. Com isso, é informado ao Judiciário o caráter da assinatura “ad referendum” do reitor, Felipe Müller, que alegando o protesto, assinou a adesão sem a votação do Conselho Universitário.

Heverton Padilha, da assessoria jurídica, diz que a petição visa informar ao juiz da 2ª vara federal – que havia indeferido a liminar num primeiro momento – o caráter ilegal do ato de Müller, tendo descumprido o próprio regimento interno do Conselho, que atribui esse tipo de matéria à competência dos conselheiros.

“Informamos que isso é um fato modificativo do direito, que pode ser trazido a cabo mesmo depois da ação em trâmite. Falamos também do ato antidemocrático do reitor. É uma situação que diz respeito à sociedade santa-mariense por inteiro. Por ofício, ele [reitor] decidiu aprovar isso sem que fosse discutido”, ressalta Padilha.

Leia o texto da petição no anexo ao fim da página.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)

Foto: Site da Ebserh

Edição: Fritz Nunes (Jornalista)

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Petição encaminhada à Justiça Federal

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias