Ato contra o aumento da tarifa de ônibus mobiliza estudantes SVG: calendario Publicada em 21/01/14 17h27m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 180 Visualizações

Cerca de 200 jovens protestaram nas ruas do centro de Santa Maria

Alt da imagem
Grupo se concentrou na Praça Saldanha Marinho antes de sair em caminhada pela cidade

Nem mesmo a sensação térmica de mais de 40º graus impediu que estudantes, apoiados por movimentos sociais e sindicais, protestassem na tarde de segunda-feira, 21, na Praça Saldanha Marinho e nas principais ruas do centro da cidade. O motivo da manifestação é um tema antigo dos usuários do transporte público: o valor da tarifa. O protesto foi contra o aumento do preço das passagens, e ainda denunciou a situação complicada daqueles que sofrem com a superlotação dos veículos e a falta de algumas linhas.

Por volta das 17h, na Praça, os manifestantes começaram a encaminhar as ações que culminaram em uma marcha do local até a Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU). Em frente ao prédio da empresa, portando cartazes e faixas, o grupo reiterou o repudio a um possível aumento da passagem, e mais do que isso, pediram a redução do valor, atualmente fixado em R$ 2,45.

Segundo a coordenadora geral do DCE/UFSM, Cíntia Florence, a entidade estudantil lançou uma campanha na internet que aborda o transporte, sobretudo a qualidade do serviço prestado a comunidade. “É um serviço que se diz público, mas nós pagamos e sempre tem mais um aumento, só que a qualidade continua precária, os ônibus estão lotados e já foram reduzidos alguns horários, mesmo com alunos ainda em aula na UFSM”, ressalta a estudante. Ela ainda enfatiza que “somente com a mobilização massiva vamos conseguir barrar esse aumento e também melhorar a qualidade do transporte”, complementa Cíntia. Para conhecer a campanha citada pela dirigente do DCE, basta acessar a página da entidade no Facebook.

Com a finalidade de fortalecer o movimento contra o aumento da passagem, está previsto para essa sexta-feira, 24, a partir das 18h, no mesmo local, um novo ato que dará continuidade as atividades de mobilização.
 

Texto e foto: Carina Carvalho (Estagiária)
Edição: Ana Paula Nogueira (Jornalista Interina)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias