Homenagens na UFSM para as vítimas da tragédia SVG: calendario Publicada em 27/01/14 14h01m
SVG: atualizacao Atualizada em 27/01/14 14h40m
SVG: views 444 Visualizações

Reitor e familiares se encontram em ‘ato cultural’

Alt da imagem
Na UFSM balões homenagearam um ano da tragédia

Na manhã em que a tragédia da boate Kiss completa um ano, a Associação dos Familiares de Vitimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), para dar continuidade nas homenagens às 242 vítimas, organizou um ‘Ato Cultural’ na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre as homenagens, apresentação musical e plantação de uma arvore frutífera para simbolizar, principalmente, os estudantes da UFSM que perderam suas vidas na noite do dia 27 de janeiro.

O ato iniciou por volta das 9h no Espaço Multiuso da universidade ao som do pianista do Curso de Música da UFSM, Charles Medina Tônes e a cantora e professora da UFRGS, Luciana Kiefer. Após a apresentação dos músicos, o reitor Paulo Afonso Burmann destacou que a UFSM se integra na comunidade de forma solidária a fim de minimizar a ‘dor’ e construir uma sociedade melhor. Burmann enfatizou que o luto dos familiares e dos amigos “expressam a inconformidade com a tragédia”. O reitor ainda lembrou que dentre as 242 vítimas, 111 eram estudantes da instituição: “em honra, e em memória desses jovens, esta é uma homenagem simbólica para manter a lembrança daqueles que perderam suas vidas”, finalizou Burmann.

Emocionado, o presidente da AVTSMAdherbal Ferreira, explanou que passados um ano, este é um momento de introspecção da alma, em que os familiares estão reunidos para lembrar dos seus filhos, mas não mais no luto, e sim ‘na saudade’. “Nossos filhos serão lembrados como heróis, e são anjos que nos deixaram para que nós possamos cuidar de novos caminhos e estar com a vida em transformação todos os dias”, declarou Ferreira que também acrescentou o quanto a justiça é necessária “para seguir em frente”.

Os organizadores do evento propuseram o plantio de uma muda de árvore frutífera, para que se torne um símbolo da vida, e que os frutos façam uma analogia do renascer: “Que nessa semente que nós plantamos brote, cresça e frutifique para que nós possamos cultivar novos caminhos para prevenir outras mortes”, justificou o presidente da AVTSM.

Para finalizar as homenagens da manhã, os presentes prestigiaram a apresentação da Banda de Música da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. A banda é composta por cerca de 40 músicos que encerraram as atividades enquanto balões brancos iam sendo arremessados ao céu.

O ato realizado na UFSM é parte da programação do 1° Congresso Internacional - ‘Novos Caminhos – A Vida em Transformação’. O congresso começou no sábado, 25, e se estende ao final da tarde desta segunda-feira, 27, com atividades no Centro Universitário Franciscano e na Praça Saldanha Marinho.

Texto e fotos: Carina Carvalho (Estagiária)
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias