Colômbia: estudantes em greve contra a privatização SVG: calendario Publicada em 14/10/11 11h20m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 171 Visualizações

Segmento protesta contra a reforma educacional

Alt da imagem
Depois dos chilenos, agora é a vez dos estudantes colombianos irem às ruas

Estudantes universitários, em greve por tempo indeterminado na Colômbia, anunciaram que permanecerão em assembleia permanente até conseguir que o governo de Juan Manuel Santos retire o projeto de reforma da educação desse país, que, entre outras coisas, denunciam, pretende privatizar o ensino. O protesto da última quarta (12) deixou um morto e mais de 70 feridos.

O correspondente da Telesur na Colômbia, Milton Henao, precisou que na cidade de Cali foi registrada a morte de um estudante identificado como Jan Farid Cheng Lugo, que morreu após a explosão de um artefato, enquanto participava do protesto.

Na cidade de Bogotá, capital, foi registrada a prisão de 20 estudantes. Na ação, cinco ficaram feridos. Também em outras cidades, nas quais o protesto foi replicado, foram registrados três feridos. O correspondente explicou que em Bogotá, por exemplo, havia sido acordado com as forças de segurança, sob mediação de uma organização de direitos humanos, a elaboração de grafites como forma de protesto.No entanto, a polícia “encarou” um estudante que realizava seus grafites e a partir desse momento iniciaram os enfrentamentos.

Henao explicou que os estudantes permaneceram nas ruas e se declararam em assembleia permanente, exigindo a retirada do projeto de Reforma da Educação Superior. Esclareceu que o movimento protesta contra a possível privatização da educação superior e tem medo de que seja necessário endividar-se para poder estudar. “Definitivamente é endividar seu futuro e não há aqui uma educação inclusiva para todos os jovens colombianos, que saem da educação primária e secundária.”

Fonte: Site “Vermelho” e Telesur
Foto: Reuters
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias