‘D Docente’ apresenta entrevista sobre transporte coletivo SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/02/14 19h24m
SVG: views 281 Visualizações

Ricardo Rondinel responde a questionamentos no programa desta sexta, às 19h

Alt da imagem
Ricardo Rondinel, professor da UFSM, analisa questões sobre o transporte coletivo

O programa ‘D Docente’, da Sedufsm, que vai ao ar nesta sexta, 28, às 19h, na TV Santa Maria, canal 19 da Net, veicula uma entrevista com Ricardo Rondinel, professor do departamento de Ciências Econômicas da UFSM. Ele fará uma abordagem técnica sobre algumas questões que envolvem os números da planilha que embasa o aumento do transporte coletivo em Santa Maria. Rondinel já fez parte do Conselho Municipal dos Transportes (CMT), em 2006, representando a UFSM, e na época contestou a forma como o cálculo era feito, demonstrando que o valor da passagem era superestimado.

Recentemente, diante da polêmica envolvendo o aumento da passagem em Santa Maria, o economista voltou a se debruçar sobre dados disponibilizados por integrantes do CMT. Mais uma vez, o professor voltou a questionar dados apresentados na planilha que a prefeitura e empresas apresentaram. Conforme Rondinel, entre os anos de 1995 e 2012, a tarifa subiu 600%, enquanto a renda média dos trabalhadores do município elevou-se em 367%. Esses dados são apenas parte dos tópicos de um estudo elaborado pelo professor da UFSM, que poderá servir até mesmo para o embasamento de uma ação judicial, em estudo pela Defensoria Pública.

O tema do transporte coletivo também é destacado em outra reportagem sobre os protestos organizados pelo Bloco de Lutas de Santa Maria. Uma dessas manifestações, na quinta, 20, gerou uma ação repressiva da Brigada Militar, que acabou redundando em mais de 20 feridos. Nesta semana- na terça, 25 - nova manifestação aconteceu na cidade e desta vez sem uso da força por parte da Polícia Militar.

O ‘D Docente’ desta sexta também traz uma reportagem sobre os encaminhamentos do 33º Congresso do Andes-sn, que aconteceu entre os dias 10 e 15 de fevereiro, em São Luís (MA). Os professores Hugo Blois Filho e Getulio Lemos, que foram delegados no evento pela Sedufsm, falam sobre a participação no evento mais importante do sindicato, que projeta as lutas de 2014.

Texto: Fritz R. Nunes
Imagem/frame: Ivan Lautert
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias