Ebserh: conselho homologa decisão de Müller sob críticas SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 28/02/14 17h06m
SVG: views 121 Visualizações

Ex-reitor havia assinado convênio com Ebserh sem aprovação do Consu

Alt da imagem
Primeira sessão do Consu de 2014, já sob a presidência do reitor Paulo Burmann

A decisão do então reitor da UFSM Felipe Müller, ainda em dezembro passado, de assinar “ad referendum”, ou seja, sem a autorização expressa do Conselho Universitário (Consu), o convênio com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) gerou polêmica na primeira sessão de 2014, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28. Mesmo com críticas, a ampla maioria dos membros do Consu decidiu pela homologação da medida tomada por Müller. O placar foi de 31 votos contra 9.

Antes da votação, a professora Helenise Sangoi Antunes, diretora do Centro de Educação, ainda fez um “pedido de vista” sobre o assunto, que foi negado. Conforme relato de um conselheiro, o reitor Paulo Burmann negou a solicitação por não estar de acordo com o regimento do Consu, que vedaria mais de um “pedido de vista” sobre o mesmo assunto.

Na avaliação do conselheiro Leonardo Botega, professor do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, os episódios de dezembro de 2013, com o protesto na reunião do Consu, que levou à suspensão da sessão, e depois culminou com o “ad referendum” do professor Felipe Müller, desgastaram a imagem e de alguma forma esvaziaram a função do Conselho Universitário.  

Para Botega, é preciso que se volte a valorizar o Consu como instância de debates sobre temas capitais para a instituição. No caso da Ebserh, o conselheiro afirmou que o debate foi insuficiente, pois desde o momento em que foi autorizado o início da negociação com a empresa (abril de 2012) até o momento da votação, já em meados de outubro de 2013, o assunto ficou em segundo plano.

Com a homologação pelo Conselho, o processo de entrega do Hospital Universitário à Ebserh continua. No entanto, uma ação judicial encaminhada pela Sedufsm e Assufsm ainda em dezembro passado, e que tramita no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, questiona a adesão promovida pelo então reitor da UFSM. Afora esta medida, também aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pela Procuradoria Geral da República contra a lei que criou a Ebserh.

 Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias