Comissão da Verdade do ANDES-SN planeja ações SVG: calendario Publicada em 26/03/14 16h39m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/03/14 16h41m
SVG: views 231 Visualizações

Encontro ocorrerá nesta quinta, 27, em Brasília

Alt da imagem
Márcio Oliveira, secretário geral do ANDES-SN e coordenador da Comissão da Verdade

Seguindo a luta pela verdade sobre o período de ditadura empresarial-militar e pela revisão da Lei da Anistia, o ANDES-SN organiza uma reunião para esta quinta-feira, 27, com o objetivo de articular a Comissão da Verdade do sindicato e planejar as próximas ações junto a entidades sindicais e movimentos sociais. O tema é caro ao sindicato, tendo sido objeto de debate durante seu 33º Congresso Nacional, realizado em São Luís/MA, o qual deliberou por sua centralidade para o ano de 2014.

Nesta quinta será realizada a reunião ampliada da Comissão da Verdade do ANDES-SN com as seções sindicais, entidades sindicais e movimentos sociais, às 14h, na sede do Sindicato Nacional. Desse encontro sairão deliberações de ações conjuntas que permitam demonstrar a realidade da ditadura empresarial-militar brasileira, além de estabelecer ações políticas para a revisão da Lei da Anistia e a responsabilização dos autores de tortura e de crimes de lesa-humanidade. Representações do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (SINDIRECEITA), da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE) e do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

Para Márcio Antônio de Oliveira, secretário-geral do ANDES-SN e coordenador da Comissão da Verdade do ANDES-SN, as duas reuniões servirão para articular o movimento em torno das reivindicações de publicidade dos crimes cometidos no período, e também da revisão da Lei da Anistia, que possibilitaria, como ocorreu na Argentina, uma reparação real ao povo brasileiro. “É preciso descobrir a verdade para podermos recompor a história” afirmou Márcio. O coordenador da Comissão da Verdade do ANDES-SN espera que, com a organização das entidades sindicais e movimentos sociais em torno da pauta, e com a pressão da sociedade, seja possível ir além da simples revisão dos crimes do período ditatorial, possibilitando um reposicionamento histórico do Brasil em relação a esses anos nefastos.

50 anos depois

Márcio Antônio de Oliveira também traçou um paralelo entre a repressão do período da ditadura empresarial-militar e a crescente criminalização dos movimentos sociais encabeçada pelo governo federal. Segundo o coordenador da Comissão da Verdade do ANDES-SN “é inconcebível ressuscitar formas de repressão” em nome da defesa da democracia e da Copa do Mundo de futebol, como, por exemplo, instaurar processos administrativos contra todos os servidores públicos que saírem às ruas durante o torneio.

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias