Militante cultural relata perseguição e resistência à ditadura SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 04/04/14 10h27m
SVG: views 793 Visualizações

Hans Baumann participa do Cultura na Sedufsm sobre 50 anos do Golpe

Alt da imagem
Henrique Scliar (centro) e Barão de Itararé (à direita): dois apoiadores do Clube de Cultura

No próximo dia 31 de maio, o Clube de Cultura, localizado na rua Ramiro Barcelos, 1853, nas proximidades do bairro do Bonfim, em Porto Alegre, completa mais um aniversário. Fundado em 1950 por imigrantes judeus com pensamento de esquerda, o Clube acabou se tornando, após o Golpe de 1964, em um espaço pluripartidário de resistência ao regime militar. Hans Baumann, nascido em Lauterbach, na Alemanha, 86 anos atrás, que aos 17 anos imigrou para Israel e chegou a morar em um kibutz, é um dos fundadores do Clube porto-alegrense. Baumann, filiado ao Partido Comunista (PCB) desde 1955, vem a Santa Maria nesta sexta, 4, para participar do Cultura na Sedufsm sobre os 50 anos do Golpe.

Hans Baumann, que hoje é um senhor aposentado, trabalhou como microempresário na capital gaúcha, sem nunca deixar de lado a sua militância em favor da cultura, postura que mantém até hoje na condição de membro do Conselho Municipal de Cultura. Já o Clube chegou a ter 300 sócios antes da tomada do poder pelos militares, todavia, após 1964, com a ampliação das perseguições e prisões de todos os que se opunham à ditadura, o Clube de Cultura se reduziu a quatro associados. No entanto, a entidade, que recebeu ao longo daquele período ao menos três visitas do Serviço Nacional de Informações (SNI), jamais deixou de cumprir seu papel de fomentador de uma cultura crítica, de resistência.

Pelo Clube de Cultura de Porto Alegre passaram nomes como Vinicius de Morais, Henrique Scliar, Carlos Scliar, Aparício Torelly (Barão de Itararé). A entidade recebeu apoios importantes como o de Jorge Amado, Graciliano Ramos , Elis Regina, Moacir Scliar, Caio Fernando Abreu, entre outros. Em 2011, o Clube foi tombado, sendo considerado patrimônio histórico e cultural do município de Porto Alegre.

As etapas

O documento que instruiu o tombamento do Clube informa que a história da entidade se divide em quatro etapas, marcadas “por fatores históricos externos”. A primeira, de 1950 a 1957, quando foi inaugurada a sede, se caracteriza pelo posicionamento do Clube “como espaço de práticas sociais e culturais”. A segunda etapa, de 1957 a 1964, consolidou o local como “centro cultural de relevância nacional”, havendo uma abertura para todos os indivíduos e segmentos da sociedade.

A etapa seguinte coincide com o período da ditadura (1964-1985) e é denominada de “período de sobrevivência”, já que a instituição era vista pelos militares como de esquerda. Os sócios se afastaram e o Clube enfrentou problemas econômicos. Neste período, “passaram a frequentar o lugar cidadãos de diversas origens étnicas e filiações políticas que compartilhavam com os fundadores os mesmos princípios e que tacitamente se opunham à Ditadura”.

A última fase começa em 1985, com a redemocratização do país. Uma época em que o “Clube não é mais um reduto dos judeus progressistas, porém mantém a mesma linha de atuação traçada por seus idealizadores e continua sua sobrevivência, não contra a repressão política e sim contra uma ameaça maior: a banalização da cultura e as formas de socialização atuais caracterizadas pela falta de compromisso do indivíduo com a sociedade e com a construção de um mundo mais digno e justo”.

Texto: Fritz R. Nunes com informações de clubedecultura.blogspot.com

Foto: Blog do Clube de Cultura

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias