‘Reflexões Docentes V’ será lançado no dia 30 de abril SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/04/14 16h31m
SVG: views 104 Visualizações

Lançamento ocorre durante a Feira do Livro de Santa Maria

Alt da imagem
Convite para o lançamento do livro

Uma coletânea de artigos docentes reunidos entre junho de 2010 e maio de 2012 estará compilada na quinta edição do ‘Reflexões Docentes’. A publicação da Sedufsm será lançada no próximo dia 30, às 17h30, na Praça Saldanha Marinho. Integrando a programação da Feira do Livro de Santa Maria, o ‘Reflexões’ traz temas latentes da categoria docente, além de assuntos que orbitam e dialogam em torno das questões pautadas pelo sindicato.

Para compreender o contexto de fundo que permeia os artigos, é necessário ter em mente o período de suas elaborações, que compreende cerca de dois anos de publicações, período permeado por mobilizações constantes da categoria contra as tentativas de privatização da saúde. Naquele momento, era a Medida Provisória (MP) 520 que surgia no horizonte dos docentes e dos setores sociais organizados como um risco iminente ao caráter público da saúde. Por isso, diversos textos remetem a essa luta. Cabe lembrar que a MP 520 foi, posteriormente, transformada em um projeto de lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional. Passava a existir então, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tentativa mais escancarada de terceirização do atendimento à população, já implantada em alguns hospitais universitários do país.

Como é de costume, o ‘Reflexões’ compreende um biênio, ou seja, o período de uma gestão política da Sedufsm. Essa quinta edição representa o trabalho organizado pela gestão Unidade Docente. Outro destaque importante a ser feito é o firmamento de uma parceria inédita com a Editora da Ufsm, que lançará seus livros na mesma data e horário do evento organizado pelo sindicato. A ideia é que, como as publicações feitas pela Sedufsm e pela Editora representam trabalhos desenvolvidos pelos professores da universidade, possa haver momentos de confraternização e compartilhamento mútuo dessas experiências com a comunidade santa-mariense.

Este ano, a tiragem do ‘Reflexões’ foi de 800 unidades. Essas devem ser enviadas a bibliotecas de escolas municipais e estaduais, e às instituições federais de ensino superior, com vistas a compartilhar temáticas e olhares dos docentes filiados ao sindicato. Também, o livro estará à disposição de todos os docentes sindicalizados e de qualquer pessoa ou entidade interessada em obtê-lo. A distribuição é gratuita.

Originalmente publicados no jornal da Sedufsm e nos jornais locais A Razão e Diário de Santa Maria, os artigos representam a pluralidade existente no seio da categoria docente, sendo, na visão do sindicato, um importante instrumento de politização, cultura, memória e contribuição com as lutas travadas na atualidade.

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias