ANDES-SN convoca para atividades em Brasília SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 174 Visualizações

Entidades da educação farão Caravana em Brasília no dia 6 de maio

Alt da imagem

No dia seis de maio ocorrerá a Caravana da Educação em Brasília. A atividade reunirá representantes dos três segmentos da educação federal – estudantes, técnicos e docentes – e é organizada pelo ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe, Anel e Oposição de Esquerda da UNE. Na última quarta-feira, 16, o Sindicato Nacional encaminhou circular às seções sindicais, secretarias regionais e diretores nacionais convocando a categoria docente tanto para a Caravana quanto para a marcha dos servidores públicos federais (SPF) no dia sete e, também, para a Plenária dos servidores, que deve ocorrer nesse mesmo dia. Para ler a circular nº 067/2014, clique aqui.

Quanto à caravana, a ideia é que a caminhada culmine num ato em frente ao Ministério da Educação (MEC), às 14h. A intenção dos trabalhadores é que se abram negociações efetivas com todos os segmentos. Para isso, será solicitada uma audiência com José Henrique Paim Fernandes, ministro da educação. A Caravana da Educação foi definida em reunião realizada na noite de terça-feira, 15, em Brasília, com representantes dos técnicos, docentes e estudantes. No próximo dia 24, as entidades se reúnem novamente para definir os últimos detalhes do ato.

Já a marcha em Brasília, que ocorrerá no dia seguinte à Caravana, é uma atividade convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais. A concentração se dará a partir das 9h, em frente à Catedral de Brasília, e o ato deve percorrer a Esplanada dos Ministérios. Em frente ao Bloco K – que abriga o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – os manifestantes devem se concentrar para cobrar negociação em torno da pauta unificada dos SPF, protocolada no início de fevereiro. Pela tarde haverá uma Plenária Nacional dos SPF, em local a definir. O Setor das Instituições Federais de Ensino Superior do ANDES-SN incluiu essa atividade em seu calendário de lutas. 

Audiência pública

Nesta terça-feira, 15, durante audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, diversas entidades sindicais de SPF apresentaram reivindicações ao governo federal. As entidades defenderam a necessidade de reposição anual de perdas salariais, fixação de data-base e, sobretudo, de direito à negociação coletiva.

Depois de várias cobranças e promessas não cumpridas, finalmente o governo respondeu à pauta da campanha dos SPF por meio de carta protocolada na CONDSEF (leia aqui), na qual nega ou se esquiva de enfrentar as questões apresentadas nos oito eixos apresentados pelos servidores públicos.

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich; Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias