Sedufsm lança 'Reflexões Docentes' na Feira do Livro SVG: calendario Publicada em 24/04/14 11h53m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/04/14 14h15m
SVG: views 1487 Visualizações

Evento em parceria com a Editora da UFSM ocorre dia 30 de abril, na praça Saldanha Marinho

Alt da imagem
Ilustração para o banner de divulgação do lançamento do livro

Aproxima-se o lançamento da quinta edição do ‘Reflexões Docentes’. Este ano, num caráter inédito, a Sedufsm irá lançar sua publicação na Feira do Livro de Santa Maria, através de uma parceria com a Editora da UFSM. O lançamento ocorre na próxima quarta-feira, 30 de abril, a partir das 17h30, na Praça Saldanha Marinho. O livro, editado pela seção sindical, reúne artigos docentes publicados entre junho de 2010 e maio de 2012 no jornal da Sedufsm e nos periódicos locais A Razão e Diário de Santa Maria.

Nilton Bertoldo é um dos articulistas e assina um total de 30 textos neste ‘Reflexões’. Para ele, a pluralidade de ideias presentes no livro é merecedora de destaque. “E essas ideias são divulgadas para toda a comunidade da região. O sindicato toma posições firmes quando necessário, mas também abre espaços para as pessoas  se manifestarem e exporem suas ideias. Não faz restrição, não existe censura, nunca existiu. Essa compilação de artigos através do livro é uma forma até mais consistente de divulgação, pois o livro permanece”, opina o professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia.

Ao destacar o caráter perene de um livro, ele explica que guarda todos os jornais, mas tem pessoas que não guardam. “O livro é uma maneira de deixar historicamente documentado a produtividade dos sindicalistas que cooperam com o sindicato e difundem as produções entre a comunidade acadêmica e os diversos estamentos sociais da região”, pontua Bertoldo, frisando seu interesse em seguir contribuindo em edições posteriores da publicação.

Outra iniciativa inédita do sindicato consiste na parceria com a Editora da Ufsm, que irá lançar seus livros na mesma data, horário e local do ‘Reflexões’. Uma vez que as publicações provêm do mesmo universo - o docente -, estimam-se momentos de confraternização e troca de acúmulos mútuos com a comunidade santa-mariense. Daniel Coronel, atual presidente do Conselho da Editora, avalia que o ‘Reflexões’ consiste num meio importante no qual os professores podem divulgar seu trabalho e suas reflexões sobre conjuntura, política e outros temas pertinentes à sociedade.

“E sobre a parceria da Sedufsm com a Editora da Ufsm, isso está indo ao encontro das diretrizes pontuadas pelo reitor Paulo Burmann, no sentido de que a Ufsm se abra mais para a sociedade, para movimentos sociais, sindicatos, e que a universidade não fique no seu nicho, na sua zona de conforto. A gente torce que essa parceria se repita por muitos anos”, diz Coronel.

O ‘Reflexões Docentes V’ será distribuído gratuitamente a todos os interessados e posteriormente será enviado a bibliotecas de escolas municipais e estaduais e às instituições federais de ensino superior.

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias