Brasília terá Caravana da Educação nesta terça-feira SVG: calendario Publicada em 05/05/14 17h19m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/05/14 17h20m
SVG: views 58 Visualizações

Descaso com o ensino e os ataques à autonomia movem entidades a organizar protesto

Alt da imagem

Situações como os constantes ataques à autonomia e à democracia nas Instituições Federais de Ensino e a dificuldade em conseguir negociação efetiva com o governo federal fizeram com que as entidades sindicais do setor – ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe – se reunissem para realizar no próximo dia 6 de maio, a Caravana da Educação Federal em Brasília (DF). O ato contará também com a participação do movimento estudantil. Também faz parte da pauta lutar contra o descaso com a Educação Federal em todos os níveis.

Para Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN, a caravana reflete a luta conjunta desses setores para fortalecer a educação pública e de qualidade. “A realidade tem conduzido cada vez mais para a unidade das entidades representativas dos professores, dos técnico-administrativos e das representações estudantis na luta pelas condições necessárias ao desenvolvimento das atividades acadêmicas com a qualidade que a população exige quanto aos serviços públicos, bem como unificar as ações em defesa dos direitos dos trabalhadores na educação federal”, ressalta a dirigente.

Confira aqui a Carta da Caravana da Educação

Reivindicações

Docentes, técnico-administrativos e estudantes denunciam a falta de condições necessárias para funcionamento das Instituições Federais de Ensino (IFE), o que resulta no comprometimento da qualidade das atividades acadêmicas e na precarização do trabalho. Apontam ainda a necessidade de vagas e concursos públicos para professores e técnico-administrativos, aprimoramento das carreiras - correção de distorções e reestruturação -, com a valorização salarial de ativos e aposentados. Cobram também a ampliação das condições de acesso e permanência estudantil.

As entidades alertam que é urgente e necessário reverter o acelerado processo de privatização das IFE e da terceirização do trabalho nestas instituições. Além disso, denunciam também o agravamento da criminalização contra os movimentos sociais, a judicialização das greves e as tentativas de utilização dos meios institucionais para reprimir o direito à divergência.

Para discutir essas questões e buscar abertura de negociações de verdade em torno das pautas de reivindicações, docentes e técnico-administrativos solicitaram uma audiência com o ministro da Educação, José Henrique Paim, para o dia 6 de maio.

Marcha em Brasília

Na quarta, dia seguinte à Caravana, os trabalhadores do setor da Educação se juntam aos demais servidores públicos federais, na grande Marcha em Brasília, organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF. A concentração está prevista para às 9 h, em frente à Catedral da capital federal, na Esplanada dos Ministérios.

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias