Governo mantém relação tumultuada com servidores SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/10/11 19h15m
SVG: views 226 Visualizações

SINASEFE critica MPOG e FASUBRA se reúne com MEC

Alt da imagem
SINASEFE protesta contra MPOG

Nem tudo são flores na relação entre o movimento sindical e o governo federal. Muito pelo contrário, desde que a presidente Dilma Rousseff assumiu, a outrora relação um pouco mais tranqüila dos sindicalistas com o governo federal ruiu. Todas as greves de servidores federais são logo judicializadas pela Advocacia Geral da União (AGU), e qualquer negociação é suspensa.

Uma das categorias que mais vem sofrendo com essas medidas é a dos servidores e professores de ensino básico, técnico e tecnológico, cujo sindicato é o SINASEFE. No último dia 13, a categoria tentou participar da 1ª. Oficina de Reestruturação da Carreira do Magistério Superior e da EBTT, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Planejamento (MPOG). Porém, a entrada do SINASEFE foi proibida pelo MPOG, e ainda usada como pretexto para cancelar a oficina.

O sindicato lançou uma nota em sua página de internet criticando o governo federal que “não quer discutir esse tema (carreira docente)” e toma ações “vergonhosas” frente ao movimento sindical. O SINASEFE ainda faz um chamado aos demais trabalhadores em educação, para lutar juntos “contra esse governo que nunca foi dos trabalhadores”.

FASUBRA - Já a FASUBRA realizou na última terça-feira sua primeira reunião com o Ministério da Educação depois do término da greve dos técnico-administrativos em educação. O encontro ocorreu na sede do ministério e contou com a presença do ministro Fernando Haddad e o secretário de Ensino Superior, Luiz Cláudio Costa, além de representantes da Direção Nacional da FASUBRA. Foram debatidos temas como o plano de carreira da categoria, bolsas de mestrado e doutorado e autonomia universitária.

Texto: Mathias Rodrigues (estagiário) com informações de SINASEFE e FASUBRA
Foto: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes
Ass. De Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias