15 de maio é dia de ato público contra remoções da Copa SVG: calendario Publicada em 13/05/14 15h13m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/05/14 15h15m
SVG: views 1502 Visualizações

CSP-Conlutas participa da organização de manifestações em todo o país

Alt da imagem
Quinta-afeira, 15 de maio, deve ser marcada por protestos contra a Copa no Brasil

A central sindical CSP-Conlutas, ao qual o ANDES-SN é filiado, em conjunto com outros segmentos dos movimentos sociais e do movimento estudantil, se integra ao ato nacional contra as injustiças da Copa, convocado pelos Comitês Populares. Diversas manifestações já estão programadas para acontecer pelo país e já estão marcados atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. “Vamos transformar nossa indignação em mobilização social para defender as demandas e reivindicações dos trabalhadores”, destaca a CSP-Conlutas.

O manifesto “Na Copa Vai ter Luta”, aprovado no Espaço de Unidade de Ação, alerta para o significado deste megaevento para o país.  “A Copa do Mundo é mais uma expressão desta política desigual que privilegia poderosos e impõe situação de penúria à maioria da população. O governo federal e dos estados estão gastando mais de 34 bilhões de reais com a construção e reforma de estádios, aeroportos outras obras para a Copa, dinheiro colocado nas mãos de empreiteiras, enquanto a população pobre é despejada de suas casas para dar lugar a essas obras”.

O clima de indignação aumentou depois que, na última quarta,7, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a constitucionalidade de pontos do projeto da Lei Geral da Copa, entre os quais, os que beneficiam e dão isenções fiscais para a Fifa. A lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2012, mas o Ministério Público Federal (MPF) havia entrado com uma ação contra três pontos considerados inconstitucionais. O mais polêmico dos itens trata da isenção de encargos fiscais para a Fifa, que gerou mais controvérsia entre os juízes do Supremo.

Conforme reportagem divulgada pelo site do ‘Estadão’, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, questionou termos do acordo firmado com a Fifa e fez os seguintes apontamentos: “o que está em jogo é business, muito dinheiro”. E ainda teria acrescentado: “O que é importante é saber a dimensão das vantagens e benesses que estão sendo concedidas a uma entidade privada. A verdadeira ação está em outra, que fala da concessão de isenção à Fifa.” Ele avaliou, de acordo com a matéria, que  a Fifa ganhará bilhões de reais. “E nós, brasileiros, vamos ficar com a conta.” Contudo, a maioria dos ministros do Supremo sinalizou pela constitucionalidade da Lei.

Em nota divulgada pelos Comitês Populares da Copa, é revelado que o próprio governo apresentou projeções de que a Fifa faria uma economia de 1 bilhão de reais com a desoneração concedida. E, segundo a própria Fifa, o megaevento deve render 10 bilhões de reais aos seus cofres.

Outro ponto também questionado pelo MPF e que foi julgado constitucional pelo STF trata da legalidade de premiações no valor de R$ 100 mil aos jogadores da seleção brasileira que ganharam as edições da Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970. Além disso, com a decisão, o STF também torna legal os dispositivos que responsabilizam a União por prejuízos causados por terceiros e por fenômenos da natureza, e os que isentam a Fifa e suas subsidiárias do pagamento de custas e outras despesas judiciais. Esta Lei fere a soberania do país e beneficia a Fifa. Enquanto isso, o povo sofre com as remoções, mortes de trabalhadores nas construções dos estádios e com o descaso com a saúde, a educação e o transporte público.

Fonte: ANDES-SN/Csp-Conlutas

Imagem:Divulgação

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias