Os desafios da estatuinte na Ufsm SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/05/14 14h19m
SVG: views 1270 Visualizações

Avanços precisam se enquadrar à legislação existente, avalia representante da reitoria

Alt da imagem
Clovis Guterres: desafio maior é avançar na estatuinte sem ferir normas legais

O processo estatuinte na Ufsm, cuja tarefa deverá ser levada a cabo pela atual gestão, comandada pelo professor Paulo Burmann, enfrenta inúmeros desafios. No entanto, o maior deles, segundo entendimento do próprio professor Clovis Guterres, encarregado pela reitoria de coordenar as reuniões que estão ocorrendo com as entidades representativas, é realizar um amplo debate com a comunidade, apontando avanços para a instituição dentro dos marcos legais. E no que se refere à legalidade, um dos principais entraves é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394, de dezembro de 1996), bem como as legislações posteriores, que a ela se adaptaram, como é o caso da Lei Orgânica das Universidades Federais, de 2013.

A LDB estabelece, por exemplo, que “em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes”. No entendimento de Guterres, para ultrapassar essa observância em relação à representatividade, somente se houvesse uma mudança na legislação, e isso depende de aprovação no Congresso Nacional, em Brasília.

Um outro desafio importante é conseguir uma ampla participação da comunidade universitária, mesmo levando-se em consideração que existem esses entraves de ordem legal. Na manhã desta terça, 20, não houve quórum para uma reunião formal tratando da estatuinte, depois de duas semanas de interrupção, porém, foi apresentada uma proposta, através do DCE, de que o seminário que vinha sendo construído desde o mês de abril, com o intuito de abrir o debate sobre concepção de universidade, ocorra no dia 16 de junho.

Para essa atividade sugerida será convidado o vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Inácio Andreoli. A confirmação do evento, com data, hora e local, deverá ocorrer na próxima reunião da comissão das entidades e reitoria sobre a estatuinte, na próxima terça, 27 de maio, às 10h, na Sala Imembuy, prédio da Administração Central da Ufsm.

Nas reuniões que ocorreram até o momento o que se tem feito, entre outras coisas, é uma discussão sobre a metodologia para o encaminhamento das discussões sobre a reforma do estatuto da universidade. Para tanto, está se levando em consideração o processo desenvolvido de forma pioneira em 1992 e, também, os encaminhamentos das três entidades (Sedufsm, Assufsm e DCE) em 2010, além de experiências recentes de estatuinte em outras universidades, como na Federal de Goiás (UFG).

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Fritz R. Nunes e Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias