Etapa municipal do ENE acontece neste sábado SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/05/14 16h52m
SVG: views 152 Visualizações

Evento preparatório ao Encontro de Educação inicia às 14h, no auditório da Sedufsm

Alt da imagem
Etapa estadual acontece de 30 de maio a 1º de junho

A etapa municipal ao Encontro Nacional de Educação (ENE) acontece neste sábado, 24, a partir das 14h, no auditório da Sedufsm (André Marques, 665). A fala de abertura do encontro será realizada por Guilherme Gil, professor da rede estadual, em Porto Alegre. A atividade de Santa Maria é preparatória à etapa estadual, que acontece na capital gaúcha, nos dias 30 e 31 de maio e também 1º de junho.

Após a exposição de Gil, a ideia é que sejam organizados grupos para discussões temáticas, que abranjam os eixos “educação e transporte; educação e democracia; financiamento; precarização do trabalho e da formação”. Esses pontos servirão de acúmulo para a etapa estadual. Além de Santa Maria, em Pelotas também ocorre um encontro municipal preparatório.

Já o Encontro Nacional de Educação (ENE) acontece de 8 a 10 de agosto, no Rio de Janeiro e tem como eixos temáticos: Financiamento da educação pública; Democratização da educação; Acesso e permanência; Passe livre e transporte público. Para o ANDES-SN, o desafio desses encontros é confrontar o projeto educacional dominante, construindo uma proposta alternativa de educação para o país que preserve os princípios do PNE da Sociedade Brasileira no método e no conteúdo, garantindo a ampliação dos recursos para a educação pública; a universalização do direito ao conhecimento, à cultura e à ciência e a valorização do professor.

Os eixos elencados nacionalmente para o Encontro são: privatização e mercantilização; financiamento; precarização das condições de trabalho; acesso e permanência; avaliação meritocrática; democratização da educação; passe livre e transporte público.

Texto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias