Encontro prepara debate estadual e nacional da educação SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/05/14 16h16m
SVG: views 213 Visualizações

Desafio lançado é de construir um projeto educacional para o país

Alt da imagem
Etapa de Santa Maria aconteceu na tarde de sábado, no auditório da Sedufsm

A tarde de sábado, 24, foi dedicada ao debate sobre a necessidade de construir um projeto educacional para o Brasil, que tenha como referência os interesses dos trabalhadores, e não de segmentos privados. Cerca de 30 pessoas se reuniram no auditório da Sedufsm para concretizar a etapa municipal do Encontro Nacional de Educação (ENE). Na atividade, além de estudantes, professores e funcionários de escolas estaduais, docentes ligados à Ufsm e os diretores da Regional RS do ANDES-SN, Carlos Pires e Julio Quevedo.

Na abertura do encontro, a exposição foi feita por Guilherme Gil, professor da rede estadual, em Porto Alegre, que contextualizou o início do processo de organização do ENE, a partir dos debates do comitê da campanha “10% do PIB para a educação pública”.  Na medida em que avançaram as discussões, o ENE foi se ampliando e contando com várias entidades que se postam de forma independente em relação às esferas governamentais.

Segundo Gil, o principal ponto que embasa o Encontro Nacional é a reafirmação da educação pública e gratuita como um direito social e explicou também que a dinâmica de contrução do encontro se deu com o objetivo de englobar a comunidade, por isso, a construção a partir das etapas municipais e estaduais que irão discutir e apontar possibilidades referentes aos eixos norteadores do encontro Nacional.

Conforme Maristela Souza, professora do departamento de Desportos Individuais, e que participou da organização da etapa municipal, os três eixos que foram priorizados no último sábado e que nortearão a Etapa Estadual, que acontece em Porto Alegre, de 30 de maio a 1º de junho são: Transporte Público e acessibilidade; Escola e Gestão pública; Financiamento e Precarização.

Em sua exposição, no sábado, Guilherme Gil explicou que na sexta, 30 de maio, os debates vão se referir à etapa da região metropolitana de Porto Alegre. Já no sábado, 31, e no domingo 1º de junho, a abordagem terá como foco a etapa estadual. Além de Santa Maria e Pelotas, cujos encontros municipais já ocorreram, há uma agenda em construção para eventos semelhantes em Jaguarão e Santana do Livramento. Já o Encontro Nacional de Educação (ENE) acontece de 8 a 10 de agosto, no Rio de Janeiro

Grupos

Além da exposição inicial do professor Guilherme Gil, que durou aproximadamente 30 minutos, ocorreram na sequência as discussões em pequenos grupos. No resumo desses debates, segundo Maristela Souza, diagnosticou-se a realidade brasileira, principalmente em relação ao sistema educacional. Constatou-se ainda que a educação pública brasileira passa por um momento que precisa, urgentemente, a elaboração de um projeto educacional pautado nas necessidades da base e que venha a ser referência para a luta rumo a uma transformação social.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias