SPFs pressionam governo por negociação SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 30/05/14 17h18m
SVG: views 72 Visualizações

Entidades protocolam ofício e são recebidas por assessores de Dilma

Alt da imagem
Representação sindical de servidores protocolou ofício direto no Palácio do Planalto

E a tarde de quinta, 29, foi mais uma vez momento de os servidores federais pressionarem o governo para que este se disponha a dialogar sobre a pauta do funcionalismo. Entidades sindicais que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs), entre elas o ANDES-SN, foram ao Palácio do Planalto para protocolar um ofício de pedido de negociação concreta do governo federal com as categorias. Uma comissão de cinco pessoas acabou sendo recebida por Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, que prometeu intermediar conversas com a presidente Dilma Rousseff e com outros ministros.

As entidades chegaram à porta do Palácio do Planalto por volta das 14h, mas foram impedidas de entrar pela segurança. Minutos depois, Heiguiberto Guiba Navarro, assessor da Secretaria Geral da Presidência, foi conversar com os servidores presentes. Ele também se dispôs a intermediar conversas com o governo, mas as entidades afirmaram que queriam conversar com quem realmente tem poder de decisão, pois os diálogos mantidos com o secretário de relações de trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça, não têm apresentado resultados concretos.

Navarro voltou, então, ao Palácio do Planalto para tentar marcar a audiência, conseguindo com que Gilberto Carvalho recebesse os SPF. Cinco entidades foram escolhidas para representar o conjunto dos servidores na audiência, incluindo Fasubra e Sinasefe, que representam categorias em greve. As entidades da educação também aproveitaram a ocasião para distribuir um panfleto específico das reivindicações de ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe. Às 16h, a comissão voltou à porta do Palácio e relatou a conversa, que não pode ser acompanhada pela imprensa por determinação do governo.

Canal de diálogo

Carvalho se comprometeu a intermediar discussões sobre a necessidade de abertura de diálogo real entre os SPF e o governo. Ele também disse que interviria junto aos ministros da Educação e do Planejamento para que as negociações dos servidores da educação federal pudessem realmente caminhar. Por fim, Gilberto Carvalho disse que conversaria com a presidente Dilma Rousseff sobre a pauta de reivindicações dos SPF e sobre a importância da abertura de negociação com os servidores.

“A entrega do ofício representa, novamente, a tentativa dos SPFs de abrir efetivamente um canal de negociação com o governo federal, que, por sua vez, vem desrespeitando os trabalhadores ao não recebê-los. Não recebe os trabalhadores em greve e suspende, na véspera, uma reunião agendada com o ANDES-SN”, afirma Gean Santana, 2º vice-presidente do ANDES-SN, que acompanhou a atividade dos servidores no Palácio do Planalto.

Carta

ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe, entidades que representam os trabalhadores das Instituições Federais de Educação (IFE), também divulgaram, na tarde de quinta (29), uma carta que exige que o governo negocie com as categorias. As bases de Fasubra e Sinasefe estão em greve há mais de dois meses, e o Setor das Federais do ANDES-SN aprovou indicativo de greve na última semana, mas o governo federal segue dizendo não à educação federal.

A carta aponta para a necessidade de maior autonomia e democracia interna dentro das IFE, de reestruturação das carreiras dos servidores da educação, da abertura de concursos públicos, do combate à privatização da educação e critica a criminalização de greves e de mobilizações políticas.

As entidades ainda lembram que, ao contrário do que diz o governo, há dinheiro a ser investido na melhoria da educação e do serviço público, mas não há a vontade de fazê-lo. Segundo a carta, as iniciativas governamentais mostram que existe a prioridade de investimento de dinheiro público no setor empresarial, inclusive por meio de desonerações e anistias fiscais.

A carta da educação federal começou a ser distribuída ontem (29), durante concentração de Servidores Públicos Federais (SPFs) em frente ao Palácio do Planalto, onde as três entidades, junto com outras categorias do funcionalismo público, realizaram uma audiência com o governo, também exigindo negociação. Leia mais sobre a audiência.

Confira aqui a carta de ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe.

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias