ANDES-SN apoia Congresso intercultural indígena SVG: calendario Publicada em 02/06/14 14h35m
SVG: atualizacao Atualizada em 04/06/14 15h13m
SVG: views 153 Visualizações

Evento acontece de 4 a 9 de junho, no Rio de Janeiro

Alt da imagem
Indígenas protestam por retirada da Aldeia Maracanã, no Rio

O objetivo do encontro é unir e fortalecer os povos indígenas em torno de uma pauta unificada de luta, publicizando a toda a sociedade os processos de opressão e genocídio desencadeados contra as minorias sociais. É com essa finalidade que acontece de 4 a 9 de junho, o 1º Congresso Intercultural da Resistência dos Povos Indígenas e Tradicionais do Maraká’nà (Coirem), no Rio de Janeiro, que tem o importante apoio do ANDES-SN.

Resultado de iniciativa de diversos movimentos sociais, o Congresso busca ampliar a organização da comunidade indígena como movimento popular ativo e integrado aos demais setores oprimidos da sociedade. A partir do evento, pretende-se elaborar propostas de ações efetivas a fim de fortalecer a luta pela posse indígena dos seus respectivos territórios originários, assim como a autonomia de gestão dos povos originários frente aos países onde estes de encontram.

Além de apoiadora, o ANDES-SN é uma das entidades que organiza o 1º Coirem. Na quinta, 22, por meio da Circular nº 94/2014 (confira), o Sindicato Nacional encaminhou às Seções Sindicais e Secretarias Regionais informações sobre o evento. O 1º vice-presidente da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN, Walcyr de Oliveira Barros, explica que as questões indígenas compõem a pauta de lutas do Sindicato Nacional, e o apoio dado pela entidade ao movimento indígena foi aprovado durante o 33º Congresso, realizado em São Luís (MA), em fevereiro.

Conforme Barros, “esta questão tem sido tema de debate político no Sindicato Nacional. O ANDES-SN reitera todo o apoio dado à questão indígena, tanto de ordem política quanto material, para este enfrentamento em defesa dos povos originários”, ressalta o diretor do ANDES-SN.

“A questão indígena faz parte da pauta de discussão do GTPAUA [Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental] e do GTPCEGDS [Grupo de Trabalho Classe, Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual] do ANDES-SN. Este tema tem sido amplamente pautado nos últimos Congressos e Conad’s do Sindicato Nacional, e envolve a própria forma de existir da universidade. Temos uma interface de natureza acadêmica e de ordem política, porque nas últimas décadas os povos originários têm sido atacados principalmente por conta da expansão e da própria reprodução lógica do capital”, acrescenta Barros.

Violência

O diretor do ANDES-SN destaca ainda o aumento da violência aos povos originários. “Os indígenas têm sido muito atingidos, várias etnias tem sido violentamente atacadas, o número de assassinatos no confronto diretamente com agronegócio e com megaempreendimentos cresce de forma absurda”.

A expectativa é que o encontro reúna representantes indígenas de toda a América Latina para compartilharem sua cultura, valores e experiências de resistência e preservação de seu modo de vida, que contribuirão para os objetivos do Congresso e na construção da primeira Universidade Indígena do Brasil. O 1º Corein contará ainda com a participação das Secretarias Regionais e Seções Sindicais do ANDES-SN, principalmente das regiões onde os conflitos têm sido mais intensos.

Programação

O evento contará com a realização de palestras, debates, mesas redondas, plenárias, oficinas, exibição de painéis e espaços de intercâmbio cultural. Informações sobre inscrições e programações estão disponíveis no site www.comucoirem.wix.com/coirem ou podem ser obtidas na Secretaria Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN, por meio do telefone (21)  2510-4242  ou e-mail: andesrj@andes.org.br.

Fonte: ANDES-SN

Foto: Divulgação

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias