Assembleia rejeita indicativo de greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 02/06/14 19h51m
SVG: views 760 Visualizações

Decisão da Ufsm será levada para reunião nacional

Alt da imagem
Não houve voto em favor do indicativo de greve na plenária

Em assembleia convocada pela Seção Sindical dos Docentes da Ufsm (Sedufsm), na tarde desta segunda, 2 de junho, os professores rejeitaram o indicativo de greve que foi aprovado na reunião do setor das federais do ANDES-SN dos dias 24 e 25 de maio. A decisão de rejeitar o indicativo teve 13 votos favoráveis, havendo ainda duas abstenções e nenhum voto contrário.

Na sequência foi aprovado que sejam feitas reuniões para mobilizar a categoria, que deverão ser organizadas pela nova diretoria e conselho de representantes, que tomam posse nesta terça, 3, às 19h30. Confira nota sobre a posse aqui. A deliberação de Santa Maria será levada para nova reunião do setor das federais do ANDES-SN, que ocorre no sábado, 7 de junho, em Brasília, e que vai avaliar as deliberações que acontecem ao longo desta semana pelo país.

Para o presidente eleito, professor Adriano Figueiró, os motivos para entrar em greve existem, mas neste momento, a mobilização ainda precisa ser construída. Um dos pontos que precisam ser melhor detalhados e informados à categoria, conforme consensualizado na plenária, se refere à desestruturação da carreira. Outro tema que também foi sugerido para ser discutido com os docentes é o do Fundo de Previdência dos Servidores (Funpresp).

Rondon de Castro, presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, destacou alguns dos motivos que têm levado ao descontentamento e ao clima de greve em algumas universidades: o descaso do governo, que sucessivamente tem enrolado o sindicato no que se refere à negociação da carreira; e as condições precárias de trabalho em diversas instituições.

Ainda nesta segunda-feira, uma circular do Sindicato Nacional Docente informa que, após a Secretaria de Ensino Superior do MEC ter desmarcado a reunião do dia 21 de maio, agendada com bastante antecedência, nenhum outro convite para reunir-se partiu do setor governamental.

Dentre o que foi aprovado como encaminhamento da assembleia desta segunda-feira, pode ser citado também a orientações para que a Sedufsm resgate o histórico de reuniões entre o ANDES-SN e o MEC, bem como os resultados desses encontros; e o pedido para que seja divulgado à categoria, a forma como a entidade sindical paralela, o Proifes, se organiza para agir a partir dos interesses do governo e não da categoria docente, ao mesmo tempo em que procura sabotar as ações do ANDES-SN.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias