ENE no RS aponta para um novo projeto de educação SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 04/06/14 00h11m
SVG: views 395 Visualizações

Encontro ocorrido no final de semana foi preparatório para o debate nacional que ocorre em agosto

Alt da imagem
Cerca de 200 pessoas participaram da etapa estadual do ENE, em Porto Alegre

A etapa estadual do Encontro Nacional de Educação (ENE), que aconteceu entre os dias 30 de maio e 1º de junho, na capital gaúcha, apontou para a necessidade de construção de um novo projeto de educação para o país. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre elas, estudantes, professores, direções sindicais e demais categorias de trabalhadores. Além da região metropolitana, delegações de Jaguarão, Pelotas, Santana do Livramento e Santa Maria estiverem presentes na atividade que debateu o cenário atual da educação brasileira.

Após mesas de debate e grupos mistos de discussão, os participantes chegaram à síntese de que é necessário um novo projeto de educação no país, conforme destaca a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Laura Fonseca. “Um projeto para a educação pública, gratuita, laica, democrática e referenciada nas experiências da classe trabalhadora”, diz a professora, explicando que esse novo projeto deve ser centrado nos lutadores sociais e nas lutas populares.

A mesa que deu nome ao encontro “A educação brasileira em questão: a atualidade das lutas sociais” e subsidiou o debate, contou com a participação do professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, renomado por suas pesquisas e análises das políticas públicas em educação. Em sua exposição, o professor apontou a conjuntura da crise mundial e o papel do ENE no atual cenário. “O ENE pode significar um novo ponto de partida para as lutas em defesa da educação pública, em um contexto de ofensiva do capital”, explica Leher, ponderando que para isso os trabalhadores em educação necessitam canalizar energias e criar agendas de luta

O encontro, que encerrou com uma plenária final, encaminhou uma carta e um relatório da discussão com pontos situados em três eixos: educação e transporte; educação e democracia; financiamento e precarização do trabalho e da formação. Conforme Laura Fonseca, sobre o primeiro eixo, de modo geral, foi apontada a pauta do transporte público, de qualidade, tendo como eixo a intermediação o passe livre. No que tange ao financiamento, a professora destacou a necessidade de repensar a bandeira dos “10% do PIB para a educação pública, já!”, frisando que o fundo público seja exclusivamente para a educação pública, mas que o percentual e a forma de arrecadação sejam aprofundados. Em relação ao eixo educação e democracia, para Laura Fonseca, a questão mais significativa apontada pelo encontro é de que a democracia nas instituições de educação pública não se restrinja ao voto.

Encontro Nacional

Os encaminhamentos sistematizados na etapa estadual Rio Grande do Sul serão levados para o Encontro Nacional, segundo a professora do departamento de Desportos Individuais do CEFD da UFSM, Maristela Silva e Souza. A professora, que participou do encontro em Porto Alegre, afirma que a perspectiva para o ENE é que o conteúdo que foi acumulado nas etapas preparatórias realizadas nos diversos estados brasileiros seja materializado. O Encontro Nacional acontece de 8 a 10 de agosto, no Rio de Janeiro.

Texto e fotos: Diosana Frigo

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias