Protesto barra Ebserh na Federal do Paraná SVG: calendario Publicada em 06/06/14 14h30m
SVG: atualizacao Atualizada em 06/06/14 14h42m
SVG: views 193 Visualizações

Comunidade acadêmica mobilizada impede entrega de Hospital

Alt da imagem
Mobilização dos segmentos inviabilizou adesão da Ufpr à empresa gestora de hospitais

A mobilização dos três segmentos: docentes, técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conseguiu barrar a entrega do Hospital da Clínicas (HC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na última quarta, 4. Sob muita pressão, a reitoria não conseguiu votar a adesão na reunião do Conselho Universitário (Coun). Devido aos protestos contrários, a Administração cancelou o Coun marcado para o período da manhã, impediu a entrada da comunidade acadêmica e transferiu a reunião para a Procuradoria Geral da República (PGR), onde a reunião foi novamente cancelada.

Zaki Akel Sobrinho, reitor da instituição, acusou a movimentação dos três segmentos de impedir o debate de ideias no Coseelho Universitário. Mas, segundo João Negrão, presidente da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr-SSind) e diretor do ANDES-SN, quem impediu a realização do debate foi a reitoria. “Quem cancelou a reunião e colocou seguranças particulares para impedir a entrada da comunidade acadêmica no prédio da reitoria foi a administração da universidade”, afirma o professor. Negrão disse ainda que as três entidades representativas das categorias da universidade estão escrevendo uma nota em resposta às falsas acusações lançadas por Zaki Akel.

O Coun da UFPR deve ser marcado para a próxima segunda9, e o movimento contrário à adesão do HC à Ebserh e à privatização do hospital pretende entregar a todos os conselheiros um documento explicitando a posição em defesa da educação e da saúde públicas. A comunidade acadêmica também critica o reitor pela contraditória mudança de posição em relação à Ebserh, que se opõe à própria decisão do Conselho Universitário da UFPR, que em agosto de 2012 aprovou por aclamação uma resolução contrária à Empresa.

Precarização

Na época da apreciação da proposta houve consenso entre os conselheiros, de que a entrega da gestão do HC para a Empresa aumentaria a precarização do trabalho e colocaria em risco o papel acadêmico desempenhado pelo Hospital. Com a resolução negando a adesão total ou parcial à Empresa, o Conselho Universitário reafirmou a posição adotada em abril de 2011, quando aprovou por unanimidade uma moção de repúdio à Medida Provisória 520, que deu início ao processo de criação da Ebserh. “Fomos surpreendidos com as entrevistas do reitor dizendo que vai pautar novamente a questão da Ebserh, sendo que nós já temos desde 2011 a posição do Conselho contra a adesão”, ressaltou João Negrão.

Para ler mais sobre o cancelamento da reunião clique aqui.

Fonte: ANDES-SN

Foto: Apufpr

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias