Palestra abre debates sobre Estatuinte na UFSM SVG: calendario Publicada em 13/06/14 17h29m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/06/14 17h35m
SVG: views 715 Visualizações

Vice-reitor da UFFS aborda na segunda, 16, uma “concepção de universidade"

Alt da imagem
Antonio Inácio Andrioli, vice-reitor da UFFS, faz palestra nesta segunda, 16 de junho

Apesar de as discussões sobre a Estatuinte terem iniciado no mês de abril, sob a coordenação da reitoria da UFSM e com a participação das entidades representativas dos três segmentos, a deflagração do processo se dará efetivamente a partir da próxima segunda, 16 de junho, com a palestra sobre “Concepção de universidade”, com o professor Antonio Inácio Andrioli. A exposição inicia às 15h e ocorrerá no auditório do prédio 67, no campus da UFSM em Camobi, com transmissão pelo sistema multiweb.

Andrioli, atualmente, é vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), lotado no campus de Chapecó (SC). Um dos responsáveis pela implantação da universidade, que possui um sistema multicampi, Antonio Inácio Andreoli é graduado em Filosofia e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Ijuí (Unijuí). Possui doutorado em Sociologia na Alemanha e pós-doutorado na Áustria. Na docência, ministra aulas na área de Sociologia e Ciência Política.

As reuniões para organizar o processo que deve encaminhar o novo estatuto da UFSM têm ocorrido semanalmente, às terças-feiras pela manhã. Havia sido dado um prazo até terça, 10 de junho, para que as entidades que participam das reuniões encaminhassem os nomes de seus representantes. Entretanto, a reunião da última terça foi cancelada. No caso da Sedufsm, ainda na segunda, 9 de junho, o presidente da seção sindical, professor Adriano Figueiró, confirmou que os representantes são: Adriano Figueiró e Gianfábio Pimentel Franco (titulares) e Rondon de Castro (suplente).

No último encontro do grupo, no dia 3 de junho, o representante da reitoria, professor Clovis Guterres, apresentou um esboço quanto à metodologia para o desenvolvimento dos trabalhos. Na proposta apresentada e sobre a qual ainda não há consenso, dependendo de novas discussões, a metodologia prevê a existência de uma comissão estatuinte, a criação de comissões setoriais (por centros de ensino), finalizando com uma assembleia estatuinte.

Para acompanhar a palestra de segunda-feira, basta acessar www.multiweb.ufsm.br

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias