Filme disseca bastidores da crise de 2008 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/10/11 11h49m
SVG: views 1013 Visualizações

“Inside Job” será exibido quinta, no Cultura na SEDUFSM

Alt da imagem
Cavaleiros do apocalipse: H. Paulson, Ben Bernanke e Timothy Geithner, atual secretário do tesouro dos EUA

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM realiza nesta quinta, 27, a 49ª edição do projeto Cultura na SEDUFSM. A partir das 19h será exibido o documentário “Inside Job”, traduzido para o português como “Trabalho Interno”. O filme, que tem a direção de Charles Ferguson, ao longo de duas horas apresenta aspectos que estão por trás da crise econômica de 2008, que abalou os Estados Unidos e traz reflexos globais até o momento.

Após a exibição haverá um debate com os convidados, que são o professor Sérgio Prieb, do departamento de Ciências Econômicas da UFSM, Carlos Henrique Armani, professor do departamento de História da UFSM e Marcelo Carrion, diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria.

Narrado pelo ator Matt Damon, o filme revela verdades incômodas da crise que teve início com a quebra do banco americano Lehman Brothers. Com base em uma extensa pesquisa e séries de entrevistas com políticos, economistas, jornalistas e personalidades do setor financeiro – como o mega investidor George Soros –, o documentário esclarece as corrosivas relações e o jogo de interesses entre governantes, agentes reguladores do sistema financeiro e o mundo acadêmico.

Os depoimentos – em certos momentos concedidos de forma exaltada – e as entrevistas com alguns dos envolvidos no episódio – nitidamente contrariados diante das questões colocadas pelo diretor Charles Ferguson –, revelam ainda o esquema de mentiras e condutas criminosas, inflado pelos altos salários e pelos bônus bilionários oferecidos aos executivos do mercado financeiro.

Essa ciranda prejudicou seriamente a vida de milhões de pessoas em diversas partes do mundo, como, por exemplo, a Islândia, que no início do filme é usada por Ferguson para ilustrar os efeitos desastrosos da crise sobre a economia do país e de seus cidadãos. Após apresentar de forma dura os resultados do caos na maior economia do mundo, o documentário divide sua narrativa em cinco partes, até certo ponto didáticas, para que o espectador entenda como tudo aquilo aconteceu. O diretor vasculha as entranhas de Wall Street na fase que antecedeu a crise de 2008 de forma implacável, esclarecendo as origens do tsunami financeiro com perdas globais estimadas em cerca de US$ 20 trilhões (R$ 33,2 trilhões).

Ferguson não poupa republicanos nem democratas: culpa ex-presidentes dos dois partidos, começando por Ronald Reagan, que assumiu o comando dos Estados Unidos em 1981 – ou seja 27 anos antes da eclosão da crise –, passando pelos governos Bush (pai) e Bush (Jr.), Bill Clinton até Barack Obama.

A entrada para o evento é gratuita. Prestigie e venha debater.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do portal “IG”
Imagens: Portal “IG” e SEDUFSM
Ass. de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias