Falta um mês para a abertura do ENE SVG: calendario Publicada em 08/07/14 11h57m
SVG: atualizacao Atualizada em 08/07/14 12h00m
SVG: views 111 Visualizações

Encontro que ocorre no Rio debaterá rumos da educação do país

Alt da imagem

Falta exatamente um mês para a abertura do Encontro Nacional da Educação (ENE), que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 8, 9 e 10 de agosto. O evento está sendo preparado por diversas entidades, entre elas o ANDES-SN. A expectativa é que se tenha a presença de pelo menos 2 mil pessoas. Os eixos que norteiam os encontros preparatórios são: privatização e mercantilização da Educação; financiamento da educação pública; precarização das atividades dos trabalhadores da Educação; avaliação meritocrática, democratização da Educação; acesso e permanência, passe Livre e transporte público. Essas pautas estão passando por discussões nos estados e o acúmulo do debate será levado para o Encontro Nacional.

Já foram realizados encontros regionais no Rio Grande do Sul, interior do Piauí, Paraná e Sergipe. Estão previstos os encontros do Rio, Minas e São Paulo para o dia 26 de julho; da região Centro Oeste acontece em 18 e 19 de julho; de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba (conjuntamente) será nos dias 24 e 25 de julho; do Mato Grosso do Sul e Bahia ocorrem na segunda quinzena de julho, a definir.

Para buscar mais detalhes das atividades há uma página no Facebook e o blog, em que é possível acessar materiais, metodologias de trabalho e debates das etapas municipais, estaduais/regionais já concluídas. Na página da CSP-Conlutas há o manifesto do Encontro e também materiais de divulgação. Acesse aqui.

Até o dia 30 de julho serão aceitos textos escritos por coletivos, sujeitos, organizações, movimentos sociais para compartilhar suas ideias e posições a respeito da educação brasileira. Os textos serão agrupados e será feita uma cartilha online a ser divulgada antes do Encontro Nacional de Educação. Confira as instruções aqui.

Pauta do Encontro

No dia 8 de agosto ocorre a abertura, com ato público de rua e a marcha em defesa da educação pública no centro do Rio de Janeiro. Para o dia 11 de agosto está sendo programada uma reunião com convidados internacionais para discutir a situação da educação e aprovar políticas unificadas.

Fonte: CSP-Conlutas

Imagem: Arquivo/Sedufsm

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias