Economia solidária movimenta 8% do PIB brasileiro SVG: calendario Publicada em 10/07/14 16h27m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/07/14 16h32m
SVG: views 353 Visualizações

Santa Maria será capital internacional do cooperativismo entre 18 e 20 de julho

Alt da imagem
Durante a Feicoop, o MST irá mostrar parte dos 30 de história do movimento

Os 22 mil empreendimentos da economia solidária em todo o país são responsáveis por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Associações de agricultura familiar, empresas recuperadas e administradas por trabalhadores, cooperativas de coleta de material reciclável e de costura são os principais empreendimentos.

Nesse contexto, Santa Maria está na linha de frente nas ações de economia solidária, graças, especialmente, à atuação da Irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança da diocese de Santa Maria. E dentro de pouco mais de uma semana acontece o evento que coroa o trabalho realizado em Santa Maria. A edição da 21ª Feira Internacional de Cooperativismo (Feicoop) e 10ª Feira Latino-americana de Economia Solidária.

O evento, que acontece de 18 a 20 de julho e para o qual são esperadas aproximadamente 200 mil pessoas, batendo o recorde de 2013, acontece no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. O endereço é rua Heitor Campos, sem número, nos fundos do Parque da Basílica da Medianeira. Conforme os organizadores da Feira, este ano o local irá ganhar um novo pavilhão, com área de 956 metros quadrados, que se agregarão aos 11 mil metros quadrados já em uso.

Além da comercialização de produtos, durante os dias de Feira também irão ocorrer conferências, seminários, oficinas, debates, momentos culturais e shows. Destaque para a 14ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar, 10º Seminário Latino Americano de Economia Solidária, 10ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social e 10º Acampamento do Levante Popular da Juventude. Em 2012, os professores da UFSM, em greve, participaram da Caminhada pela Paz e Justiça Social. Já em 2013, foi marcante a presença de familiares de vítimas e de sobreviventes da tragédia da Boate Kiss.

Sustentabilidade

No que se refere à importância da economia solidária para incrementar a produção de riqueza nacional, Alexandre Antônio da Silva, assessor da Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), afirma que a representação de 8% do PIB é importante para mostrar que os trabalhadores conseguem administrar o empreendimento. "Conseguem mostrar resultado positivo, não somente o lado social, mas também tem o lado econômico e sustentável", explica Silva. Além disso, o assessor avalia que os resultados incentivam outros trabalhadores a se organizarem em cooperativas autogestionárias, uma das principais características da economia solidária.

Texto: Fritz R. Nunes com informações da Rede Brasil Atual e assessoria da Feicoop

Fotos: Arquivo/Sedufsm e assessoria Feicoop

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias