Plano Real, 20 anos depois SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/07/14 16h04m
SVG: views 1028 Visualizações

Economistas veem pontos positivos e o que ainda não foi equacionado

Alt da imagem

Neste mês de julho o Plano Real, instituído em 1994, pelo então presidente Itamar Franco, que tinha no ministério da Fazenda o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, completou 20 anos. O plano econômico resultou em uma nova moeda, o Real, que permanece até os dias atuais. Para dois professores da área de Economia- Ricardo Rondinel (UFSM) e Flavio Fligenspan (UFRGS)-, o balanço após duas décadas é positivo. Entretanto, até mesmo porque a economia é dinâmica, há problemas ainda não solucionados que precisam ser atacados, na visão dos professores.

Para Rondinel, o balanço desses 20 anos após o surgimento do Real é muito bom. Segundo ele, a queda da inflação a patamares menores, possibilitou uma política de redistribuição de renda, de recuperação do salário mínimo. A dificuldade que ainda persiste, conforme análise do professor da UFSM, é que os salários estão desindexados, mas o capital não. O trabalho ainda luta para recuperar as perdas inflacionárias, enfatiza Rondinel. Entretanto, ele faz questão de ressaltar, para a maioria das categorias de trabalhadores houve uma recuperação do poder de compra salarial ao longo dos anos.

Flavio Fligenspan, em artigo publicado no jornal eletrônico Sul 21, também ressalta que o melhor resultado do Plano Real foi ter dado condições para que houvesse uma melhora na distribuição de renda no país. Contudo, o professor da UFRGS alerta que, se as taxas de inflação atuais em torno de 6% ao ano representam um resultado espetacular quando comparadas àquelas dos tempos pré-Real, elas ainda são altas para quem pretende trabalhar com uma economia realmente estável e com boas condições de crescimento.

Conforme o economista, se o Real teve como símbolo o combate à indexação, não se deve perder de vista que este fenômeno ainda está presente e representa uma parte não desprezível do índice anual de inflação. Na análise de Flavio Fligenspan, o que o Plano Real ainda não ofereceu, mesmo após duas décadas, é um crescimento econômico efetivo, duradouro. Para o professor, é necessário pensar que a estabilidade não é um fim em si mesmo, mas um meio para as sociedades avançarem em justiça social (redistribuição) e crescimento (geração de emprego e renda).

Redução no poder de compra

A inflação ao longo dessas duas décadas, apesar de não ter atingidos patamares de hiperinflação, como ocorreu entre o final dos anos 80 e início dos 90, existiu e corroeu o poder de compra. Conforme análise do matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho, publicada no portal da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), a moeda brasileira lançada em 1º de julho de 1994, avaliada até 1º de fevereiro de 2014, sofreu uma desvalorização de 77,65%. Com isso, afirma o matemático, a nota de R$ 100 vale hoje, na prática, R$ 22,35. No cálculo de Sobrinho, a moeda brasileira teve redução de seu valor em quase um quinto em 20 anos.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do Sul 21 e Portal da Cobap

Imagem: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias