Entidades comentam sobre volta do vestibular SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/07/14 16h54m
SVG: views 239 Visualizações

Cumprindo decisão judicial, UFSM anunciou que ingresso integral pelo Sisu fica para 2015

Alt da imagem
Diretoria da Sedufsm reuniu Conselho de Representantes em 2 de julho para discutir o fim do vestibular

Depois de três negativas da Justiça para que fosse implementada a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que definiu pelo fim do vestibular na UFSM já em 2014, e que o método de ingresso seria exclusivamente através do Sistema Unificado (Sisu), a reitoria da instituição anunciou na última sexta, 18, que fará a edição do vestibular este ano. Em entrevista aos meios de comunicação, o reitor Paulo Burmann explicou que entende a decisão do Cepe como soberana, mas alegou que, para não manter a indecisão sobre o processo e um possível prejuízo aos candidatos ao ingresso na instituição, foi definida a realização do vestibular. Para ver entrevista do reitor, clique aqui. Representantes dos sindicatos e do DCE comentaram a decisão da Administração Central.

Para Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, a decisão da reitoria foi sensata e responsável, pois houve o reconhecimento de que a disputa judicial sem a garantia de qual processo de ingresso seria usado estava causando uma instabilidade não apenas para os candidatos a uma vaga, mas até mesmo para a própria instituição, que teve sua decisão autônoma posta em xeque. Por outro lado, Figueiró avalia que a situação criada a partir desse fato pode se refletir em uma oportunidade para que o tema seja discutido mais amplamente na universidade, quem sabe até sendo debatido dentro do processo de elaboração de uma nova estatuinte.

Rogério da Silva, da coordenação geral do sindicato dos servidores técnico-administrativos (Assufsm), vê de forma crítica a decisão da reitoria. Para ele, a volta do vestibular este ano, cumprindo decisão judicial, mas descumprindo a decisão do Cepe, revela um “desgaste desnecessário” e  também que as alterações do processo de ingresso não foram suficientemente refletidas. “Daqui para a frente esperamos que a comunidade seja realmente ouvida”, destacou o dirigente da Assufsm.

Visão estudantil

Em nota encaminhada à assessoria de imprensa da Sedufsm, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSM voltou suas baterias contra o Poder Judiciário. Segundo a entidade estudantil, a decisão deixa explícito “quanto o judiciário está comprometido com os interesses de grupos econômicos, especialmente em nível local”. No entendimento do DCE, a decisão judicial acaba por defender “a manutenção de privilégios dos que podem pagar cursinhos e da movimentação financeira da indústria do vestibular”.  Conforme a nota estudantil, “a manutenção de um vestibular próprio por Instituição de Ensino Superior representa um dano permanente à Escola Pública”.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias