Kiss: 27 de julho foi dedicado a ações de carinho SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/07/14 17h40m
SVG: views 801 Visualizações

Tragédia que completou um ano e meio teve um dia para doações de roupa e plantio de flores

Alt da imagem
Pessoas necessitadas foram até a tenda da vigília em busca de agasalho

Um ano e seis meses depois da fatídica madrugada de domingo de 27 de janeiro de 2013, quando um incêndio na Boate Kiss levou a um total de 242 pessoas mortas, este domingo, dia 27 de julho, foi dedicado a ações de afetuosidade e carinho. Depois de se dedicarem à campanha “Amor no cabide”, que ao longo das últimas semanas promoveu a arrecadação de agasalhos para pessoas carentes, os pais de vítimas e de sobreviventes da tragédia iniciaram na tarde deste domingo a distribuição do que foi arrecadado até o momento. Além disso, foram realizados plantios de flores na área central da cidade.

Vanda Dacorso, da ONG Para Sempre Cinderelas, explica que houve mobilização da comunidade e, com isso, a quantidade de doações foi bastante grande, o que, inclusive, dificultou que se conseguisse contabilizar com exatidão tudo aquilo que chegou até a tenda da Vigília da Associação de Familiares de Vítimas e de Sobreviventes (AVTSM). Ela comenta que teve pessoas que chegaram a comprar roupas em lojas para fazer a doação.

As roupas estavam em cabides do lado de dentro e também do lado de fora da tenda da associação, bem como em diversas caixas e sacolas que foram trazidas pela comunidade. Mas não se resumia a roupas o que as pessoas traziam. Cobertores foram doados e também diversos tipos de calçados, sendo que muitos deles ficaram expostos junto às grades que protegem a entrada da agência central do Banrisul. Antes de pegar qualquer doação, as pessoas precisaram fazer um cadastro no próprio local. Conforme os organizadores, o que sobrar dessa fase da arrecadação deverá ser distribuído ao longo desta semana em regiões carentes de Santa Maria. Até por volta de 15h, 60 cadastros haviam sido realizados. Mas, ela não encerra aqui.

Pouco antes das 15h, o integrante do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, Flavio Silva, auxiliado por alguns outros pais, realizou o plantio de Crisântemos em um dos canteiros que margeia o túnel Evandro Behr. Um batalhador incansável na luta por justiça, reivindicando que sejam responsabilizados todos aqueles que contribuíram para que a tragédia da boate ocorresse, Silva considera que plantar as flores traz como simbologia a preservação da vida, que infelizmente não foram preservadas na casa noturna. A data de 27 de julho encerra com um minuto de barulho.

Outras informações

Local da vigília: tenda da AVTSM, na praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul.

Apoiadores: Ong Para sempre cinderelas, AVTSM (Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), GT Ações por Santa Maria, Condor Instituto de Psicologia e Pesquisa, Sedufsm .

A campanha - O ‘Amor no Cabide’ surgiu em Porto Alegre, pela iniciativa de três jovens amigas. A campanha consiste em espalhar cabides com doações de agasalhos pela cidade. Conta com o bom senso de todos para que apenas quem precise se aproprie das roupas penduradas. A campanha rapidamente se espalhou por várias cidades brasileiras. Em Santa Maria, são várias pessoas e entidades trabalhando para espalhar a ideia.

Para saber mais sobre o ‘Amor no Cabide’:

www.facebook.com/amornocabidesm

www.amornocabide.com.br

https://www.facebook.com/amornocabidepoa

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias