UFSM sedia Fórum Internacional de Pedagogia SVG: calendario Publicada em 30/07/14 18h58m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/07/14 19h04m
SVG: views 473 Visualizações

Universidade também recebe outros dois eventos de nível nacional

Alt da imagem
Auditório lotado marcou a abertura do VI Fiped

Apesar de o período ser de férias de inverno, o que normalmente deixa o Campus da UFSM bem menos movimentado, nesses mêses de julho e agosto de 2014 a rotina da universidade está excepcionalmente bastante agitada. Isso porque, pelo menos dois eventos de nível nacional e um de nível internacional, tornaram a UFSM o destino de professores, pesquisadores e estudantes de diversos estados brasileiros, além daqueles que vieram de fora do Brasil.

Na manhã dessa quarta-feira, 30, por exemplo, foi realizada a solenidade de abertura do VI Fórum Internacional de Pedagogia, o Fiped, que com a temática “A Pesquisa como Prática Pedagógica na Formação Inicial do Pedagogo”, conta com mais de mil participantes. Segundo o site do evento, devem participar do Fiped estudantes, docentes e pesquisadores de universidades do Brasil, Portugal, Moçambique, México, Honduras e Costa Rica, além dos países vizinhos da America do Sul. Organizado e promovido pela UFSM, pelo Centro de Educação (CE), pela Coordenação do Curso de Pedagogia Licenciatura Diurno e pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), o evento oferecerá, aos participantes, conferências, palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho, oficinas e atividades artístico-culturais.

Na solenidade de abertura, a diretora do CE, Helenise Sangoi, destacou o compromisso do evento em discutir uma formação acadêmica crítica e empenhada na transformação da realidade social do país. Nesse mesmo sentido, logo após a abertura, já na primeira palestra do evento, o professor do departamento de Ciências Sociais e Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Vicente Rodriguez, trouxe para a discussão o tema "A crise na Universidade: a mercantilização da educação". Com a mediação do professor da UFSM, e coordenador do VI Fiped, Marcelo Pustinik Vieira, a palestra abordou, essencialmente, os impactos da crise do Capital na produção do conhecimento na academia. O professor Vicente Rodriguez, aliás, seguirá discutindo o tema nessa quinta-feira, 31, às 10h, no Audimax (CE), em palestra promovida pela SEDUFSM. Já o Fiped segue até a próxima sexta-feira, dia 1º de agosto, com as atividades em sua maioria concentradas no CE. Mais informações, entre elas a programação do evento, podem ser conferidas no site www.fipedbrasil.com.br.

XIX ENAPET

Outro evento que ocorre na UFSM no decorrer dessa semana é o XIX Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, o Enapet. O evento, que teve início na última segunda-feira, 28, está reunindo mais de 2 mil participantes, entre estudantes e docentes de diversas universidades do Brasil. Com a temática “Inovação e formação: o desafio dessa construção”, o Enapet tem como objetivo discutir ensino, pesquisa e extensão, além de questões específicas do próprio Programa de Educação Tutorial, a partir dos mais diversos pontos de vista, sejam das diferentes regiões do país, das diferentes áreas do conhecimento e, também, a partir da perspectiva tanto de estudantes quanto de docentes. Sendo assim, com esse objetivo serão promovidas palestras, reuniões entre tutores, espaços de discussão entre estudantes e também egressos que participaram do PET, Grupos de Discussão e Trabalho gerais (a respeito do PET) e também específicos de cada área, atividades culturais, oficinas e apresentação de trabalhos. Já na sexta, dia 1º, será realizada uma plenária geral de encerramento, enquanto o sábado, 2, está reservado para passeios turísticos. O Enapet é promovido e organizado pelos grupos PET da UFSM e mais informações podem ser conferidas através do site www.enapet2014.org.

44º CBEEF

A sexta-feira, 1º de agosto, marca também a abertura de mais um evento de nível nacional sediado pela UFSM, o 44º Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Florestal, o CBEEF. O Congresso, que segue até o dia 8 de agosto, oferecerá palestras, oficinas, grupos de debates, apresentação de painéis e atividades culturais, e traz como tema “A Engenharia Florestal em Movimento: o papel da formação profissional e da organização estudantil na transformação social”. Além dessas atividades, também está previsto um ato público para a próxima quarta-feira, 6, e uma Feira Agroecológica para quinta, 7. O evento é promovido e organizado pela UFSM, pelo Diretório Acadêmico da Engenharia Florestal (DAEF), pela Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF) e pelo Centro de Ciências Rurais da UFSM (CCR). Para mais informações sobre o 44º CBEEF, basta acessar o site www.cbeef.abeef.org.br.

Texto e foto: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias