Entidades mantém mobilização de solidariedade à Palestina SVG: calendario Publicada em 31/07/14 16h28m
SVG: atualizacao Atualizada em 31/07/14 16h31m
SVG: views 1491 Visualizações

Santa Maria deve ter Comitê Local para tratar a pauta

Alt da imagem
Reunião também avaliou ato do último sábado, 26

Reunidos nessa quarta, 30, na sede da SEDUFSM, representantes da Comunidade Palestina de Santa Maria, de entidades sindicais e movimentos sociais, deram continuidade às discussões sobre o apoio local ao povo palestino, que vive sob ataque do exército israelense, intensificado especialmente após o início da operação “Margem Protetora”, no início do mês de julho. Na ocasião, além de um rápido balanço sobre o ato promovido no último sábado, 26, na Praça Saldanha Marinho, e que iniciou o processo de manifestações pró Palestina na cidade (leia sobre o ato aqui), algumas propostas para o prosseguimento da luta também foram apontadas. “O ato conseguiu reunir várias entidades locais, a própria comunidade palestina, políticos, entre outros, e tinha como objetivo divulgar o que está acontecendo, o outro lado da história, o que a mídia não apresenta, mascara. Hoje nós vamos fazer um balanço e discutir novas formas e ações pra se solidarizar com a causa do povo palestino”, declarou o professor da UFSM, conselheiro da SEDUFSM e membro da Comunidade Palestina de Santa Maria, Gihad Mohamad.

Nesse sentido, de apresentar e discutir propostas que mantenham a mobilização em torno da pauta, os participantes da reunião dessa quarta aprovaram a proposta do professor Gihad, que sugeriu a criação de um Comitê Santa-mariense de Apoio ao Povo Palestino. O Comitê, que reunirá os interessados na construção de um movimento local de solidariedade à Palestina, deve ser divulgado através das redes sociais ainda nessa semana. Por fim, o encontro dessa quarta apontou para a realização de novas reuniões e para a construção de uma agenda de atividades. Entre os eixos de atuação do Comitê, estará a cobrança de um posicionamento oficial da reitoria da UFSM a respeito do contrato assinado entre governo do RS, universidades do estado (entre elas a UFSM) e a empresa bélica israelense, Ael/Elbit, responsável pela construção do muro que segrega o território palestino.

Participaram da reunião dessa quarta: SEDUFSM, Comunidade Palestina de Santa Maria, DCE, Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de Santa Maria, Encontro Dos de Baixo de Santa Maria, Gapin, Bloco de Lutas Santa Maria, Coletivo Tecer Amanhãs e Diretório Acadêmico da Comunicação Social da UFSM.  

Texto e fotos: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias