Comunidade universitária da Unirio barra a Ebserh SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/08/14 14h24m
SVG: views 259 Visualizações

Adesão à empresa para gerir o Hospital Universitário foi retirada de pauta

Alt da imagem
Pressão surtiu efeito e proposta de adesão à Ebserh foi retirada de pauta

A mobilização da comunidade da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) conseguiu barrar nesta quinta, 7, a votação, no Conselho Universitário da instituição, da adesão da Unirio à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e consequente entrega do Hospital Universitário Gafré Guinle (HUGG) à gestão empresarial. O Consun aprovou ainda, por 21 votos, a proposta dos estudantes, docentes e técnico-administrativos de abrir o debate para buscar soluções para a precarização do hospital que não envolvam a entrega da unidade de saúde, ensino e pesquisa à Ebserh.

Na avaliação da presidente do ANDES-SN, professora Marinalva Oliveira, que acompanhou a reunião do Conselho, “a grande vitória que o movimento organizado pelos três segmentos da comunidade acadêmica da Unirio conquistou hoje [7] foi a retirada da pauta da Ebserh do Consuni, e a inclusão da proposta apresentada pela comunidade acadêmica, de fazer uma discussão sobre os problemas do hospital universitário com propostas democraticamente construídas pela comunidade, respeitando a autonomia da universidade, defendida pelos três segmentos. Qualquer proposta tem que ser debatida com a comunidade acadêmica. São os três segmentos que têm o poder de dizer o que é melhor para a universidade, respeitando sua autonomia. Esta conquista mostrou mais uma vez a força e a unidade da comunidade acadêmica”.

Marinalva ressalta que a compreensão do movimento é de que a Ebserh não resolverá os problemas do hospital universitário e da comunidade acadêmica. “Muito pelo contrário. Os exemplos que temos de locais onde a Ebserh foi implementada é que querem que a Empresa saia desses hospitais. A comunidade acadêmica é quem deve dizer quais passos devem ser dados para resolver os problemas dos HUs e como eles devem ser encaminhados, para que os hospitais universitários continuem sendo espaços para atender o ensino, a pesquisa e a comunidade, diferente do que é a Ebserh, que atua exclusivamente em favor do capital e dos planos de saúde”, completou.

Fonte: ANDES/SN e ADUFRJ

Fotos: ADUFRJ

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias