Segmentos da Furg se mobilizam contra Ebserh SVG: calendario Publicada em 15/08/14 18h29m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/08/14 18h32m
SVG: views 136 Visualizações

Servidores TAEs avaliam possibilidade de greve na segunda, 18

Alt da imagem
Protesto na Universidade de Rio Grande não conseguiu evitar adesão à Ebserh

Um clima de indignação tomou conta dos segmentos da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), quando a reitoria da instituição, ignorando compromisso anterior, de não votar a pauta da adesão da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) durante o recesso escolar, convocou o Conselho Universitário e colocou o tema em pauta nesta quinta, 13 de agosto.

Mesmo com a pressão de estudantes e servidores técnico-administrativos, que bloquearam a entrada do prédio onde seria votado o assunto, a reitora Cleusa Dias, ignorando os pedidos para que não fosse levado à apreciação, colocou o tema em votação, mesmo do lado de fora, junto à entrada do prédio. A adesão acabou aprovada sob um misto de incredulidade dos presentes, especialmente dos funcionários da Fundação de Apoio ao HU (Faherg), que vinham procurando manter um diálogo com a administração da universidade sobre a questão.

Após a aprovação, os trabalhadores da Faherg ocuparam o prédio da reitoria e ameaçam uma atitude mais dura contra a decisão do Conselho Universitário. Já a reitora, Cleusa Dias, preferiu reunir-se a portas fechadas com os conselheiros assim que encerrou a votação. Na segunda, 18, o sindicato dos servidores (Aptafurg) realiza uma assembleia para decidir quais os rumos que serão tomados e a greve não está descartada.

Texto: Fritz R. Nunes com informações da Adufpel e revista O Viés

Foto: revista O Viés

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias