Direito à autodeterminação do povo palestino em debate SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/08/14 16h37m
SVG: views 1100 Visualizações

Atividade organizada pelo Comitê de Solidariedade acontece nesta quinta, 21, às 18h30

Alt da imagem
Material de divulgação para redes sociais

A busca de autodeterminação do povo palestino significa na prática, o direito a liberdades mínimas que são negadas pelo estado israelense, como o direito de entrada e saída de palestinos do território sem a necessidade de se explicar a Israel, o fim do bloqueio econômico à comunidade de Gaza, entre outros aspectos. É em função disso que o debate que ocorrerá na quinta, 21 de agosto, às 18h30, no Clube Comercial de Santa Maria, tem por título “O direito à autodeterminação do povo palestino”.  A organização é do Comitê Santa-mariense de Solidariedade ao Povo Palestino, que tem entre os participantes, a Sedufsm, entidade que surgiu a partir da mobilização de setores da comunidade local contra os ataques e bombardeios de Israel que mataram centenas de pessoas em Gaza, deixando ainda milhares de feridos.

Para fazer abordagem durante a atividade estarão presentes Maren Mantovani, militante italiana e integrante do grupo internacional “Stop the wall”; Günther Richter Mros, professor de Relações Internacionais da UFSM e Abdo Ahmad, da Sociedade Palestina de Santa Maria. A coordenação será feita por Rodrigo Suñe, que faz parte do Diretório Central de Estudantes (DCE) e da diretoria da União Nacional de Estudantes (UNE).

A realização do debate ficou definida após várias reuniões na sede da Sedufsm, que é parte integrante do Comitê de Solidariedade. Uma mobilização para a divulgação do painel ficou marcada para a tarde desta quarta, 20, na praça Saldanha Marinho.

Participam como debatedores:

Abdo Ahmad, da Sociedade Palestina de Santa Maria, que fará a contextualização histórica sobre a Palestina e a crise envolvendo Israel.

Maren Mantovani, coordenadora de relações internacionais da ‘Stop the wall’, campanha palestina contra o muro que separa israelenses de palestinos, abordará a ação de caráter internacional identificada pela sigla BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) contra o estado israelense.

Günther Richter Mros, professor de Relações Internacionais da UFSM, analisará o conflito Israel e Palestina pelo viés da geopolítica.

O Clube Comercial localiza-se na rua Venâncio Aires, 1972, em Santa Maria. O evento tem entrada franca.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias