Inscrições para curso sobre Antonio Gramsci vão até sexta SVG: calendario Publicada em 20/08/14 20h27m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/08/14 12h05m
SVG: views 1153 Visualizações

Formação promovida pela SEDUFSM ocorre no dia 26 de agosto

Alt da imagem
Atividade é totalmente gratuita

(Atualização: as inscrições estão esgotadas desde a manhã dessa sexta, 22. Qualquer novidade a respeito do curso será informada pela imprensa da SEDUFSM)

As inscrições para o curso de formação “Gramsci: filosofia e educação” se encerram na próxima sexta, 22. A atividade de formação, que é aberta a toda a comunidade, é uma promoção da SEDUFSM e será realizada no dia 26 de agosto, das 18h às 22h, no auditório do sindicato (rua André Marques, 665). O curso será ministrado por Marcos Francisco Martins, professor de Filosofia e coordenador do mestrado em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. As inscrições, que são totalmente gratuitas, contam, porém, com um número limitado de 60 vagas, sendo que restam apenas poucas inscrições não preenchidas. Para se inscrever, basta entrar em contato através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelo fone (55) 3222.5765. O material usado no curso será oferecido gratuitamente pelo sindicato.

Como já aponta o título do curso, a formação terá como base o teórico italiano Antonio Gramsci, uma das principais referências do pensamento de esquerda em todo o mundo, e em especial suas reflexões sobre filosofia e educação. Sendo assim, o curso de formação será dividido em dois atos, sendo o primeiro dedicado ao debate sobre a filosofia como visão de mundo, na contramão do senso comum, enquanto o segundo estará focado no legado de Gramsci e seus apontamentos sobre a filosofia. A síntese das duas partes do curso, por sua vez, apontará para as relações entre filosofia e educação.

Cultura na SEDUFSM

A vinda do professor Marcos Francisco Martins até Santa Maria não se dará apenas para o curso de formação sobre Gramsci, já que na segunda-feira, dia 25, o professor da UFSCar participa também da 65ª edição do projeto Cultura na SEDUFSM, que terá como temática justamente “Filosofia e Educação: olhares reflexivos”. A atividade começa às 19h, no auditório do sindicato e, como é de praxe no Cultura na SEDUFSM, tem entrada gratuita. Além do professor da UFSCar, também participam dessa edição do projeto Fabiane Costas, professora do departamento de Fundamentos da Educação da UFSM, e Vilmar Bagetti, professor de Filosofia da rede estadual, militante dos movimentos sociais e professor substituto na UFSM. Na coordenação do debate estará a vice-presidente da SEDUFSM e integrante do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, Suze Scalcon.

O tema do evento, aliás, não é por acaso, já que logo após o encerramento do Cultura será realizado o lançamento e a sessão de autógrafos do livro “Filosofia e Educação, ensaios sobre autores clássicos”, organizado por Martins em parceria com o professor do departamento de Fundamentos da Educação da UFSM, Ascísio dos Reis Pereira. Além de Ascísio, outros professores da UFSM também assinam artigos na obra que discorre sobre a inter-relação entre o pensamento de diversos filósofos clássicos e a educação. Entre eles estão Fabiane Costas, Hugo Fontana, Liliana Soares Ferreira, Luiz Gilberto Kronbauer e Valdo Barcelos, do Centro de Educação, e, do curso de Filosofia, os professores José Lourenço Pereira da Silva e Noeli Dutra Rossato.

O livro possui aproximadamente 470 páginas e poderá ser adquirido no evento por R$ 30,00. A obra é uma publicação da Edufscar.

Texto: Rafael Balbueno
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias