Portaria federal descredencia fundação de apoio da Ufpel SVG: calendario Publicada em 08/09/14 17h00m
SVG: atualizacao Atualizada em 08/09/14 17h02m
SVG: views 1213 Visualizações

FAU está desautorizada pelo MEC e MCT a receber recurso público da universidade

Alt da imagem
Reitor da Ufpel, Mauro Del Pino (terno, ao fundo) declarou em 2013 o empenho em resolver questões com a FAU

E depois da sequência de notícias suspeitas envolvendo fundações de apoio da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) na concessão irregulares de bolsas, na última quinta, 4, o governo federal, através de um portaria interministerial envolvendo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia, descredenciou a Fundação de Apoio Universitário (FAU).

A portaria nº 51, que foi assinada na quarta, 3, e publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de setembro, impede que a FAU possa receber recursos públicos da universidade. A fundação desempenha atividades especialmente junto ao hospital escola da Ufpel.

As relações entre a universidade e a fundação já vinham sendo alvo de fiscalização de órgãos externos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU). O reitor Mauro Del Pino, durante reunião em agosto de 2013, segundo um jornal pelotense, afimou que “a UFPel está comprometida em encaminhar as recomendações do TCU com relação às irregularidades verificadas na FAU. A ideia é devolver à Fundação o papel para o qual ela foi concebida, ou seja, de ser um órgão de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O novo convênio a ser desenhado irá conferir esta atuação à Fundação”.

Em depoimento ao “Diário da Manhã”, de Pelotas, a direção da FAU afirma desconhecer os motivos que levaram ao descredenciamento por parte do governo e ainda destaca que irá analisar a decisão tomada pelos Ministérios. A portaria foi assinada por Paulo Speller, pelo MEC, e Carlos Afonso Nobre, pelo MCT.

Leia mais aqui sobre a auditoria da CGU divulgada no mês de julho.

Fonte e foto: Diário da Manhã e Adufpel

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias