Estudantes ocupam reitoria da UFPel SVG: calendario Publicada em 19/09/14 14h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/09/14 14h25m
SVG: views 755 Visualizações

Protesto reivindica agilidade em obras da Casa do Estudante e RU

Alt da imagem
Reitoria da Ufpel foi ocupada na última quarta-feira

Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ocuparam na última quarta, 17, o gabinete da reitoria. O protesto tem por objetivo reivindicar a publicação imediata da licitação do projeto do Condomínio Estudantil, que cria 1,3 mil vagas de moradia estudantil, e do Restaurante Universitário da UFPel. O ato foi convocado pela Casa do Estudante.

O movimento afirma que as estruturas da atual casa estudantil estão "precárias". A falta de manutenção da rede elétrica e hidráulica, de uma cozinha e do espaço de convivência são algumas das reclamações. Os estudantes denunciam ainda problemas de insalubridade, como o que ocorre no térreo – local onde é feita a comida do RU para toda a universidade – que está infestado de ratos.

Segundo Landa Ciccone, aluna do curso de Filosofia e moradora da Casa do Estudante, há outros pontos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) que não são cumpridos pela UFPel, como, por exemplo, atenção à saúde, transporte, investimento na formação e inclusão digital, além da desigualdade no processo de manutenção do auxílio. A universidade exige 75% de aproveitamento para que os estudantes consigam manter o recurso estudantil. “Se não respondemos academicamente, cortam alimentação, depois transporte e, por fim, a moradia”, explica Landa.

Para ela, ainda existem muitos itens da pauta que não foram cumpridos pela reitoria, desde a ocupação que aconteceu em dezembro de 2013 e que durou uma semana. Na época, o reitor Mauro Del Pino prometeu que a licitação sairia em março deste ano, adiando para o mês seguinte. O último prazo estipulado pelo reitor foi a primeira quinzena de setembro, o que não foi cumprido.

A reitoria, em nota oficial, explicou que o atraso na publicação do edital se deve a mudança no modelo de licitação, o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), utilizado pela primeira vez pela universidade. "Como é a primeira vez que este regime será adotado pela UFPel, as equipes responsáveis pelos detalhamentos técnicos e pela licitação estão tomando toda cautela para prevenir dificuldades no projeto e na sua execução que poderiam vir a comprometer o objetivo da gestão em atender a esta que é uma histórica e cada vez mais urgente demanda dos estudantes." Ainda de acordo com a nota, a "expectativa é de que a licitação da obra propriamente dita possa sair no primeiro semestre de 2015".

Paralelamente, a ocupação do gabinete da reitoria, e com o apoio de alguns docentes e representantes da diretoria da Adufpel Seção Sindical do ANDES-SN, os estudantes realizaram o primeiro ciclo de debates "UFPel mostra a tua cara", que tem como objetivo de debater com os estudantes temas pouco discutidos na universidade, como auditorias, desvios de verbas, escândalos, bolsas indevidas, entre outros.

UFRGS

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também protestou contra problemas estruturais na terça-feira (16). O motivo seria o fechamento de dois restaurantes universitários da UFRGS, depois que um acidente com um caldeirão deixou quatro  pessoas feridas no RU do Campus do Vale. A unidade foi inspecionada e interditada pelo Ministério Público do Trabalho.

Fonte: ANDES-SN

Fotos: Adufpel

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias