Vice-reitor da UFSM garante diálogo sobre a Udessm SVG: calendario Publicada em 22/09/14 12h31m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/09/14 14h20m
SVG: views 1666 Visualizações

Bayard afirma à Sedufsm que futuro da unidade será discutido com todos os interessados

Alt da imagem

Em audiência na manhã desta segunda, 22, o vice-reitor da Ufsm, Paulo Bayard Gonçalves, foi enfático ao dizer que toda decisão referente ao futuro da Unidade Descentralizada de Silveira Martins (Udessm) será tomada em conjunto com o corpo de docentes e servidores técnico-administrativos da unidade. “Não iremos, em nenhum momento, tomar atitudes impositivas”, assegura o gestor durante reunião com o presidente e a vice da Sedufsm, professores Adriano Figueiró e Suze Scalcon. O encontro foi solicitado pela seção sindical com a finalidade de informar à administração central dos anseios e preocupações que tomam conta dos professores da Udessm a partir do estudo de viabilidade que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) está fazendo naquela unidade e, ao mesmo tempo, vislumbrar formas conjuntas de resolução para este novo cenário.

Figueiró conta que, na última quarta-feira, 17, a Sedufsm se reuniu com os docentes de Silveira Martins e garantiu o apoio firme da entidade nesse processo por que passa a Udessm. “Os professores estão apreensivos quanto ao seu futuro, têm medo de que a universidade feche a unidade ou algum curso e eles sejam remanejados. Enquanto sindicato, lutaremos para que eles sejam consultados se isso vier a acontecer”, explica o presidente da Sedufsm, que ainda relatou a dificuldade de os colegas de Silveira Martins se enxergarem como professores de uma instituição pública, já que constantemente precisam estar pensando em formas de captar mais estudantes – ação tradicionalmente reservada às universidades particulares e que dificulta a doação do professor a outros projetos importantes à sua formação.

O vice-reitor explica que a Ufsm teria condições de elaborar esse relatório, contudo, como estaria diretamente envolvida com o objeto de análise, preferiu delegar a função. O estudo deve sair, no máximo, até final de outubro e, a partir daí, será pensada uma data em que reitoria, sindicato e professores da Udessm sentarão em conjunto para definir possibilidades. “A decisão não será da FGV ou do reitor. Será tomada por toda a comunidade da Udessm. Fomos enfáticos com a Fundação: não queremos um estudo superficial, queremos uma análise profunda”, diz Bayard. Hoje os principais problemas que colocam em dúvida o futuro da unidade são a baixa procura por parte dos estudantes, o alto número de evasão e as dificuldades de infraestrutura do local (não há restaurante universitário ou casa de estudante, por exemplo).

Sobre um possível remanejamento

Caso a decisão conjunta seja no sentido de fechar ou transferir algum curso da Udessm, Bayard afirma que os professores não serão remanejados de forma impositiva, mas de acordo com sua formação profissional e com as demandas da universidade. O vice-reitor, que coordena a comissão que está promovendo o estudo sobre a unidade, ainda ponderou sobre a importância de a universidade dar apoio aos jovens docentes, criando programas para que eles possam se desenvolver. Para isso, apontou dois caminhos: o fortalecimento dos grupos emergentes de professores e a qualificação dos programas de pós-graduação da universidade.

O presidente da Sedufsm defendeu, no caso de um remanejamento, que esta ação seja tomada no sentido de garantir a interdisciplinaridade entre as áreas de formação. Tal questão, diz Bayard, avançará de forma efetiva no processo da estatuinte da UFSM. “Queremos interagir com o sindicato. A missão do sindicato é cobrar da administração central, e vemos isso com bons olhos”, concluiu o vice-reitor.

Texto e fotos: Bruna Homrich

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias