Sedufsm participa de reunião do setor das Ifes do ANDES-SN SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/09/14 14h32m
SVG: views 1525 Visualizações

Encontro ocorre nos próximos dias 27 e 28, em Brasília

Alt da imagem

A Sedufsm estará representada por seu presidente, Adriano Figueiró, em reunião do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN no próximo final de semana, dias 27 e 28 de setembro. O encontro ocorre em Brasília e traz, na pauta, informes nacionais e das seções sindicais, além de discussão sobre o Plano de Lutas aprovado no 59º Conad. A reunião ainda terá espaço para que se trate de outras demandas não previstas na pauta e se tirem encaminhamentos para o setor das Ifes no próximo período. Leia, ao fim da página, a Circular Nº 148/2014, que convoca a reunião.

Entre os dias 21 e 24 de agosto, em Aracaju (SE), mais de 200 professores de todo o país discutiram pautas específicas e uma agenda de mobilização para o setor das Ifes, em que foram definidas diversas ações centrais a serem encampadas pelo Sindicato Nacional. A intensificação da luta contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contra a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e pela anulação da reforma da previdência de 2003 foram alguns dos encaminhamentos.

Outras questões levantadas e que serão discutidas nesse final de semana são: realização de levantamento de informações nas Ifes sobre condições de funcionamento, precarização das condições de trabalho e falta de professores; exigir do governo federal a retomada da agenda de negociação com o ANDES-SN, tendo como referência a pauta protocolada no dia 21 de maio de 2014; intensificar a luta em torno da pauta do setor – reestruturação da carreira docente, valorização salarial de ativos e aposentados, condições de trabalho e garantia de autonomia das Ifes, articulando pauta nacional com reivindicações locais; levantamento nas IFES sobre a forma como as universidades estão realizando os processos de vacância e redistribuição de professores.

A agenda de mobilização até o final de 2014 contempla temas basilares do movimento docente, tendo em setembro a centralidade na defesa dos direitos dos aposentados, especialmente na luta pela aprovação da PEC 555/2006 – que prevê a extinção da contribuição previdenciária dos proventos de aposentados e pensionistas do setor público – e do PL 4.434/2008 – que prevê o reajuste dos benefícios mantidos pelo Regime Geral da Previdência Social e o índice de correção previdenciária. Já em outubro a luta se dará em torno da reestruturação da carreira docente e, em novembro e dezembro, serão aprofundados os debates sobre Universidade brasileira, especialmente nas Ifes que estejam realizando processos estatuintes.

Texto: Bruna Homrich

Foto: Arquivo/Sedufsm

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Circular Nº 148/2014

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias