ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

23/09/2014   23/09/14 14h32 | A+ A- | 1277 visualizações

Sedufsm participa de reunião do setor das Ifes do ANDES-SN

Encontro ocorre nos próximos dias 27 e 28, em Brasília


Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, representará seção sindical em Brasília

A Sedufsm estará representada por seu presidente, Adriano Figueiró, em reunião do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN no próximo final de semana, dias 27 e 28 de setembro. O encontro ocorre em Brasília e traz, na pauta, informes nacionais e das seções sindicais, além de discussão sobre o Plano de Lutas aprovado no 59º Conad. A reunião ainda terá espaço para que se trate de outras demandas não previstas na pauta e se tirem encaminhamentos para o setor das Ifes no próximo período. Leia, ao fim da página, a Circular Nº 148/2014, que convoca a reunião.

Entre os dias 21 e 24 de agosto, em Aracaju (SE), mais de 200 professores de todo o país discutiram pautas específicas e uma agenda de mobilização para o setor das Ifes, em que foram definidas diversas ações centrais a serem encampadas pelo Sindicato Nacional. A intensificação da luta contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contra a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e pela anulação da reforma da previdência de 2003 foram alguns dos encaminhamentos.

Outras questões levantadas e que serão discutidas nesse final de semana são: realização de levantamento de informações nas Ifes sobre condições de funcionamento, precarização das condições de trabalho e falta de professores; exigir do governo federal a retomada da agenda de negociação com o ANDES-SN, tendo como referência a pauta protocolada no dia 21 de maio de 2014; intensificar a luta em torno da pauta do setor – reestruturação da carreira docente, valorização salarial de ativos e aposentados, condições de trabalho e garantia de autonomia das Ifes, articulando pauta nacional com reivindicações locais; levantamento nas IFES sobre a forma como as universidades estão realizando os processos de vacância e redistribuição de professores.

A agenda de mobilização até o final de 2014 contempla temas basilares do movimento docente, tendo em setembro a centralidade na defesa dos direitos dos aposentados, especialmente na luta pela aprovação da PEC 555/2006 – que prevê a extinção da contribuição previdenciária dos proventos de aposentados e pensionistas do setor público – e do PL 4.434/2008 – que prevê o reajuste dos benefícios mantidos pelo Regime Geral da Previdência Social e o índice de correção previdenciária. Já em outubro a luta se dará em torno da reestruturação da carreira docente e, em novembro e dezembro, serão aprofundados os debates sobre Universidade brasileira, especialmente nas Ifes que estejam realizando processos estatuintes.

Texto: Bruna Homrich

Foto: Arquivo/Sedufsm

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!

Documentos




Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet