Colégio Agrícola de Frederico perto de ser IFET SVG: calendario Publicada em 31/10/11 17h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 31/10/11 23h09m
SVG: views 699 Visualizações

Audiência pública para debater o tema teve mais de mil pessoas

Alt da imagem
Mais de mil pessoas prestigiaram evento promovido pelo CAFW

Uma instituição que desde que foi fundada, em abril de 1966, faz parte da rede de ensino médio e tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assim é o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW). Entretanto, a partir da audiência pública ocorrida no dia 17 de outubro, mudanças estão no horizonte, que poderão levar o Colégio a migrar para um Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET). O debate que aconteceu na escola teve a presença de mais de mil pessoas, chamadas a uma audiência pública em que participaram desde o reitor da UFSM, professor Felipe Müller, até deputados, representantes de diversas esferas de poder, e comunidades de mais de 60 municípios, interessados pelo futuro da instituição.

Conforme um professor ouvido pela SEDUFSM, a tendência é de que realmente o CAFW passe a ter uma estrutura de Instituto Federal. Atualmente, apesar da boa relação com a UFSM, o Colégio enfrenta adversidades comuns para quem está em uma estrutura isolada dentro de uma instituição que é majoritariamente destinada ao ensino superior. Por outro lado, há uma demanda de comunidades dos municípios que integram a chamada zona da produção (AMZOP), que foram ao governo federal, reivindicando que fosse instalado um IFET na região. A partir da migração para Instituto Federal, a reivindicação de municípios poderá ser atendida, pois será possível o estabelecimento de outros campi em cidades vizinhas.

Duas dúvidas importantes, contudo, estão na pauta dos debates. Primeiro, a que reitoria o IFET de Frederico Westphalen se vincularia. Uma possibilidade seria a vinculação à reitoria hoje instalada em Santa Maria, mas, que, segundo informações extra oficiais, pode ser deslocada para perto da capital. A outra possibilidade é um vínculo à reitoria do IFET de Bento Gonçalves. A segunda dúvida é, se a migração de uma subunidade da UFSM para o Instituto Federal representaria algum ônus para a universidade.

Durante a audiência pública, o reitor, professor Felipe Müller, salientou que a situação se trata de uma desvinculação da UFSM, e não uma criação. Destacou também que a Universidade tem dado plenas condições de funcionamento a todas as suas escolas vinculadas, como, por exemplo, o Colégio Agrícola. Müller colocou ainda que, em sua função de gestor, cabe mostrar os vários caminhos que podem ser seguidos e explicou a metodologia que deverá ser adotada caso a desvinculação ocorra.

Ressarcimento à UFSM

No que se refere às instalações ocupadas pelo CAFW – que são de propriedade da UFSM, o reitor disse que todo o investimento feito pelo REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) tem que ser ressarcido para a universidade, e que este valor este que pode chegar a 50 milhões de reais. “A desvinculação deve ser estudada. O patrimônio é da UFSM e algumas estruturas vão necessitar ser diferenciadas, pois as fontes de financiamento também são diferenciadas. Teria que existir essa negociação, que não é trivial e barata. Se mudar, a escola tem que buscar uma identidade nova, com novos investimentos e uma nova situação. Não é ser a favor ou contra, é apenas colocar os cenários”, enfatizou o reitor.

Durante o tempo reservado às intervenções, o diretor do CAFW, Fernando de Cristo, falou da trajetória do Colégio, na condição de escola vinculada à UFSM. Também destacou como foi o processo de surgimento desta mobilização dentro da instituição: “Tivemos uma demanda social inegável, que veio bater à nossa porta, e coube a nós, administração, promover junto aos servidores um debate interno, que já vinha ocorrendo em paralelo, dando a ele a maior transparência e participação democrática possível. A assembléia de servidores foi feita em um primeiro momento, analisando a ideia. Esta reflexão foi aceita, e aí foi criada uma comissão de estudos”.

Autoridades

A mesa oficial montada durante a audiência pública foi composta das seguintes autoridades: o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Felipe Martins Müller; o diretor do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, Fernando de Cristo; o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso; o representante do Presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto; a reitora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; o representante dos Movimentos Sociais e da Comissão pró- Instituto, João Kosvoski; o deputado federal representando a Câmara dos Deputados, Dionilso Marcon; o prefeito de Taquaruçu do Sul e presidente da AMZOP, Mauro Sponchiado; a pró-reitora do Instituto Federal Farroupilha, Tanira Marinho Fabres; o secretário nacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco; a coordenadora da 20ª CRE de Palmeira das Missões e representante do governador do estado, Idalina da Silva; e o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Brasília, representando o Ministério da Educação, Nilton Nélio.

Fonte e fotos: Assessoria do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias