UFSM: alteração na carga de trabalho docente polemiza SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 02/10/14 18h32m
SVG: views 1291 Visualizações

Sedufsm vai debater minuta de resolução da reitoria em assembleia

Alt da imagem
Gallina, pró-reitor de Graduação: temas polêmicos para debate e contribuição dos docentes

O memorando circular nº 04/2014, datado de 24 de setembro, e enviado pelo Gabinete do Reitor da UFSM às unidades de ensino, está causando polêmica entre os professores. O documento que “dispõe sobre as atividades do Magistério Superior dos Docentes da Universidade De Santa Maria (UFSM) e revoga a resolução nº 018/83, de 3 de agosto de 1983”, assevera em seu artigo 4º, inciso I, que “os docentes ficarão obrigados a um mínimo de dezesseis horas semanais de aulas”.

A circulação do documento gerou desconforto em vários filiados, que procuraram diretores da seção sindical com o intuito de tentar entender o que pretende a resolução. Conforme a vice-presidente da Sedufsm, professora Suze Scalcon, há uma preocupação do sindicato diante dos contatos que os docentes têm feito e uma assembleia será convocada para a próxima quarta, 8 de outubro, para discutir o assunto. Suze lembra que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê que o mínimo de horas semanais corresponde a 8 horas.

No contato feito nesta quarta pela assessoria de imprensa da Sedufsm, o pró-reitor de Graduação, Albertinho Gallina, confirmou que a proposta de resolução foi enviada para o debate nas unidades e que a Administração espera que venham daí as contribuições. Gallina admite que existem pontos polêmicos na proposta e que, por isso, a comissão nomeada pela reitoria para tratar do tema, que inclui também os pró-reitores Paulo Schneider, Martha Adaime e Neiva Cantarelli, decidiu ampliar a discussão. Segundo Gallina, todos os membros da comissão estão à disposição para participar das reuniões nas unidades, e, inclusive, para dialogar e receber as contribuições do sindicato.

Cesnors

Na próxima segunda, 6 de outubro, diretores da Sedufsm participam de uma reunião no Centro de Educação Superior Norte do RS (Cesnors), em Frederico Westphalen. A minuta de resolução enviada pela reitoria estará na pauta de discussões, juntamente com outros pontos como o seminário de organização do ANDES-SN e a campanha salarial 2015.

Assembleia

A Sedufsm fará assembleia com os professores na próxima quarta, 8 de outubro, no Auditório Sérgio Pires. A primeira chamada acontece a partir das 16h e a segunda chamada, com qualquer quórum, às 16h30.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Arquivo Pessoal

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias