Reitor admite “equívoco” em minuta sobre carga de trabalho docente SVG: calendario Publicada em 03/10/14 14h03m
SVG: atualizacao Atualizada em 03/10/14 15h57m
SVG: views 199 Visualizações

Obrigatoriedade de cumprir, no mínimo, 16h semanais, causou polêmica entre professores

Alt da imagem
Declaração do reitor, Paulo Burmann, ocorreu na reunião do Cepe, na manhã desta sexta

A proposta de minuta de resolução que traz, entre seus pontos, uma alteração na carga mínima de trabalho dos professores, alterando-a para 16h semanais, foi enviada por “equívoco” às direções de centro, afirmou nesta manhã, o professor Paulo Burmann, reitor da UFSM. Ele admitiu o erro após um questionamento do professor Clayton Hillig, do Centro de Ciências Rurais, também conselheiro da Sedufsm, durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Conforme a explicação do reitor, uma proposta de minuta foi elaborada pela comissão integrada pelos pró-reitores Albertinho Gallina (Graduação), Martha Adaime (Planejamento), Paulo Schneider (Pós-Graduação), Neiva Cantarelli (Gestão de Pessoas), e depois enviada para uma análise técnica da Procuradoria Jurídica Federal. Na PJF foram feitas sugestões de alteração do texto à comissão, gerando assim dois documentos. Na hora do envio, segundo Burmann, de forma equivocada, foi encaminhada às unidades a minuta com as alterações feitas pela Procuradoria.

O reitor fez questão de destacar que a minuta é uma proposta, ou seja, que ela precisa receber contribuições das unidades, que podem alterá-la da forma que desejarem. Essas contribuições serão sistematizadas pela comissão e depois enviadas aos conselhos superiores, que também terão plena autonomia para rediscutir e fazer as modificações que julgarem necessárias. Paulo Burmann afirmou que os professores podem ficar “tranquilos”, pois no que se refere ao item da carga horária mínima de 16h semanais, não há possibilidade desse item constar da proposta.

Em sua fala, o reitor lamentou a celeuma em torno do assunto, disse que pensou até em divulgar uma nota de esclarecimento na página da universidade, mas a conclusão é de que isso talvez causasse mais confusão. Para Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, em que pese o fato de a reitoria admitir que houve um equívoco no envio da minuta, considera que a Administração deveria, pelo menos, ter retificado o documento, enviando a versão que seria a correta.

Assembleia

O tema que polarizou a atenção dos professores nos últimos dias será ponto de pauta da assembleia que a seção sindical dos docentes está chamando para a próxima quarta, 8 de outubro, às 16h, no auditório Sérgio Pires, campus da UFSM. Antes disso, na segunda, 6 de outubro, o assunto da proposta de resolução também será abordado no Cesnors, em Frederico Westphalen. A reunião entre sindicato e professores daquela unidade inicia às 10h, na sala 4 (Laboratório de Informática).

Eleição nos Conselhos

Na manhã desta sexta, durante a reunião do Cepe, o reitor Paulo Burmann informou que até a próxima segunda-feira, 6 de outubro, deverá ser divulgado o edital convocando eleições para os conselhos superiores (Cepe e Consun) da UFSM.

Polícia no campus

Respondendo a um questionamento do conselheiro da bancada estudantil, Lucas Leisman, Paulo Burmann informou que a reitoria está buscando mais informações sobre uma ação conjunta das polícias Federal, Militar e Civil, na última sexta, 26, na Casa do Estudante do campus. Conforme o reitor, a Administração não foi avisada sobre a realização dessa operação policial.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Multiweb/CPD

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias