Militante de Santa Maria se encontra com o Papa SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 29/10/14 18h23m
SVG: views 790 Visualizações

Representante do Levante Popular entrega a Francisco o kit da economia solidária

Alt da imagem
Papa Francisco recebeu movimentos populares pela primeira vez na história da Igreja

Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, recebeu um kit com informações sobre a Economia Popular e o projeto Esperança/Cooesperança, de Santa Maria. O Sumo Pontífice recebeu o material das mãos do estudante de História da UFSM, Rodrigo Suñe, também militante do Levante Popular da Juventude, que participou esta semana do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, no Vaticano. O evento teve início na segunda, 27, e encerrou nesta quarta, 29. O Levante é um grupo do movimento estudantil que tem sido parceiro da Sedufsm em várias atividades, como por exemplo, na Comissão da Verdade e também no Comitê Santa-mariense de solidariedade ao povo palestino. O Levante também tem sido parceiro nos eventos de Economia Solidária de Santa Maria.

Para a Irmã Lourdes Dill, do projeto Esperança/Cooesperança, o encontro entre movimentos populares e um Santo Padre é o primeiro na história da Igreja. A religiosa tem a expectativa de que o Encontro tenha desdobramentos em um futuro próximo. “Esperamos, deste evento, frutuosos encaminhamentos para o futuro da humanidade e também para o futuro do planeta Terra”, declarou ela.

Defesa da reforma agrária

Em seu discurso aos líderes de movimentos sociais na terça (28), o Papa Francisco defendeu a reforma agrária e fez duras críticas ao modelo do agronegócio. Ao citar o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, o Papa lembrou que "a reforma agrária é, além de uma necessidade política, uma obrigação moral".

Bergoglio disse ainda se preocupar com a erradicação de tantos camponeses que deixam suas terras, “não por guerras ou desastres naturais”, mas pela “apropriação de terras, o desmatamento, a apropriação da água, os agrotóxicos inadequados são alguns dos males que arrancam o homem da sua terra natal”. Para ele, “essa dolorosa separação, que não é só física, mas também existencial e espiritual, porque há uma relação com a terra que está pondo a comunidade rural e seu modo de vida peculiar em notória decadência e até em risco de extinção”.

Como consequência a essa perversidade, o Papa trouxe a dimensão da fome ao se referir a outra prática recorrente do agronegócio. “Quando a especulação financeira condiciona o preço dos alimentos, tratando-os como qualquer mercadoria, milhões de pessoas sofrem e morrem de fome”.

Texto: Maiquel Rosauro

Foto: Divulgação

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias