Docentes se reúnem para debater estrutura do ANDES-SN SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 30/10/14 17h16m
SVG: views 123 Visualizações

Seminário organizativo inicia nesta sexta e terá participação da Sedufsm

Alt da imagem

A partir desta sexta, 31, até domingo, 2 de novembro, docentes de todo o Brasil se reúnem em Brasília (DF), no Hotel Saint Paul, para debater a estrutura organizativa do ANDES-SN, como Sindicato organizado pela base, frente aos desafios políticos atuais, no Seminário Nacional sobre a Estrutura Organizativa. A Sedufsm estará representada na atividade pelo seu presidente, professor Adriano Figueiró, e por Luciano Miranda da Silva, professor lotado no Centro de Educação Superior Norte do RS (Cesnors), em Frederico Westphalen.

O encontro é resultado da deliberação tomada durante o 33º Congresso do ANDES-SN, realizado em fevereiro deste ano em São Luís (MA), e deve servir como parte do processo de reflexão para instrumentalizar a entidade nacional na superação dos desafios colocados ao sindicalismo autônomo e democrático.  

De acordo com Amaury Fragoso de Medeiros, tesoureiro do Sindicato Nacional e da coordenação do Grupo de Trabalho em Política de Formação Sindical (GTPFS), a expectativa é que mais de 150 docentes participem do seminário. A abertura do seminário acontece nesta sexta, às 19h. O palestrante será Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, que abordará o tema “Como enfrentar os novos desafios sem abdicar os princípios”.

Medeiros destaca que o caderno de textos que servirá de subsídio para as discussões teve a contribuição de 13 textos de seções sindicais e sindicalizados, o que mostra uma boa participação da categoria. Segundo o diretor do ANDES-SN, os textos foram alocados em quatro eixos, que servirão de instrumentos para aprofundar o debate sobre a organização do Sindicato: Composição e forma de Composição da Diretoria, Multicampia, Formas de Precarização do Trabalho Docente e Reorganização do ANDES-SN e Política Sindical. Confira aqui o caderno de textos.

Como o seminário não tem caráter deliberativo, o tesoureiro do ANDES-SN explica que os resultados do encontro deverão servir de subsídios, para a coordenação do GTPFS, na elaboração de propostas a serem apresentadas no 34º Congresso Sindicato Nacional, que acontece entre os dias 23 e 28 de fevereiro de 2015, também na capital federal. “Este seminário deve contribuir muito para o debate sobre o enfrentamento dos novos desafios que se apresentam ao ANDES-SN e a toda a classe trabalhadora, diante da reconfiguração do mundo do trabalho”, ressaltou.

O Seminário Nacional sobre a Estrutura Organizativa do ANDES-SN começa na noite de sexta-feira (31), às 19h, com a palestra do presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo. No dia seguinte, serão realizadas as reuniões com grupos mistos e no domingo, as plenárias. 

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias