Seminário dos SPF aponta sete eixos à Campanha Salarial 2015 SVG: calendario Publicada em 19/11/14 12h56m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/11/14 14h59m
SVG: views 206 Visualizações

Evento constroi unidade entre servidores e delibera mobilização para dezembro

Alt da imagem

Reunidos em Seminário Nacional na última sexta-feira, sábado e domingo (14, 15 e 16 de novembro), os servidores públicos federais deram passos importantes rumo à construção da Campanha Salarial 2015 e das estratégias de mobilização. Do evento, que ocorreu em Brasília (DF), participaram cerca de 300 representantes de 68 entidades sindicais dos SPF – tanto de base como nacionais. Após mesas de debates e grupos de trabalho, a plenária final apresentou o relatório que sintetizou os debates e encaminhamentos do evento, tais como a reafirmação de sete eixos para a Campanha Salarial 2015, a sugestão de itens para a pauta de reivindicações unificada e também para o calendário de lutas. O texto foi aprovado com aclamação e de forma consensual. Agora, tal relatório será remetido às bases das categorias que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos SPF.

Para Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, o Seminário já foi vitorioso ao contar com representativa participação dos servidores federais, de 21 estados e do Distrito Federal. “Houve várias discussões durante os trabalhos em grupo, onde todos puderam participar de forma democrática, expor suas preocupações e trazer suas contribuições. O relatório volta agora para as bases, para que na plenária prevista para o começo do ano, tenhamos o retorno em relação aos principais pontos que foram sugeridos para compor a pauta de reivindicações de 2015”, comentou.

Segundo Rizzo, já existem alguns pontos que fazem parte das campanhas salariais anteriores e que serão mantidos, como o reajuste linear, uma política salarial que reponha a inflação, a não privatização dos serviços públicos, a retirada, do Congresso Federal, de projetos de lei que reduzem direitos dos trabalhadores e dos servidores, entre outros.

Para o final de janeiro está prevista nova plenária, em que será definida a pauta da Campanha Salarial 2015 e a agenda de mobilização. A data da plenária será definida em reunião do Fórum, no próximo dia 25 de novembro. Outro encaminhamento do Seminário foi a realização, na primeira quinzena de dezembro, de mobilização nos estados contra o Projeto de Lei (PLS 710), que regulamenta o direito de greve. Atualmente o projeto tramita no Congresso Nacional.

Unidade

O presidente do ANDES-SN ressaltou que foi possível perceber uma disposição grande de todas as entidades presentes em construir a campanha salarial unificada para o próximo ano. “O ponto alto do Seminário foi a unidade dos servidores. Todos os participantes têm a compreensão que 2015 vai ser um ano muito difícil para o país, sobretudo em relação às exigências que estão sendo feitas pelo mercado financeiro, para manter o superávit primário e continuar remunerando o capital, da forma como vem sendo feito no Brasil. Por tanto, para defender o serviço público, defender os salários e os direitos dos servidores nós vamos precisar ter mobilização. E é isso que se pretende construir para o primeiro semestre do ano que vem”, avaliou.

Rizzo explicou ainda que o Sindicato Nacional irá marcar uma reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) antecedendo a Plenária dos SPF, para encaminhar o eixo, a pauta e a agenda da campanha salarial dos SPF a ser levada pelo ANDES-SN ao Fórum dos SPF. Até lá, os pontos apresentados no relatório consolidado deverão ser discutidos em assembleias nas Seções Sindicais.

“O ANDES-SN já está bem adiantado neste processo porque em suas resoluções tem dividido a sua pauta no que diz respeito à luta na esfera federal, no plano de lutas específico do setor e o plano de lutas conjunto com os demais servidores. Então, creio que já existe um amadurecimento das resoluções do Sindicato Nacional para essa pauta”, comentou.

Confira os sete pontos já consensuados para a Campanha 2015:

- Política salarial com correção das distorções – reposição das perdas inflacionárias (índice linear);

- Data-base 1º de maio;

- Direito de negociação coletiva (convenção 151 da OIT);

- Paridade salarial entre ativos e aposentados;

- Retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores;

- Aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores;

- Isonomia dos benefícios (Auxílio alimentação e Plano de Saúde).

Leia aqui o relatório aprovado no Seminário Nacional.

Moção de repúdio ao governo

Os participantes do Seminário Nacional dos Servidores Federais aprovaram também uma moção de repúdio ao atual governo que, de acordo com o texto, “de maneira perversa, demitiu trabalhadores do IBGE que apenas exerciam o seu legítimo direito de greve. Ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com os trabalhadores do IBGE, exigimos a imediata readmissão de todos os demitidos”.

Fonte e fotos: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich; Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias