Logomarca da Estatuinte lançada com expectativa positiva SVG: calendario Publicada em 26/11/14 16h51m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/11/14 17h00m
SVG: views 249 Visualizações

Reitor destaca momento histórico e ressalta vitória contra a incredulidade

Alt da imagem
Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm,. durante o ato de lançamento da logomarca

A solenidade de apresentação da logomarca da Estatuinte da UFSM foi marcada por discursos otimistas diante da possibilidade de construção de avanços democráticos na instituição. Para o reitor, professor Paulo Burmann, que encerrou o ato em um Salão Imembuí lotado, o momento vivido nesta manhã foi carregado de uma simbologia histórica, já que é a terceira tentativa de dar andamento a um processo que teve a primeira iniciativa poucos anos após a promulgação da Constituição de 1988. “Mesmo diante de algumas incredulidades, nós podemos dizer que o processo tem avançado a partir das reuniões da comissão provisória que elabora a metodologia. E o processo será exitoso porque representa um compromisso histórico dessa gestão”, enfatizou o reitor.

O evento de lançamento da identidade visual da Estatuinte contou com a participação dos sindicatos das categorias da UFSM, DCE, diretores de centro, pró-reitores e diversos trabalhadores da UFSM. Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, foi o primeiro a falar após a abertura explicativa, realizada pelo coordenador da comissão provisória, professor Clovis Guterres.

Para o dirigente do sindicato docente, o “estatuto não se resume a um instrumento burocrático, mas sim, representa a espinha dorsal da universidade”. Nesse sentido, o professor entende que o repensar do estatuto da instituição deve se voltar às pessoas, e não para o mercado. Figueiró encerrou sua fala dizendo que a expectativa é de que a partir do processo estatuinte haja um retorno do diálogo e da democracia na UFSM.

Desafio

Na análise do coordenador geral da Assufsm, Ricardo Feuerharmel, o debate que tem ocorrido na comissão provisória, que elabora a metodologia da Estatuinte, precisa ser amplo e romper os muros da universidade, abrangendo todos aqueles que interagem e são beneficiados pela instituição. Para o sindicalista, 2015 será um ano de desafios perante a necessidade de encaminhar e concluir o processo estatuinte.

Lucas Leissman, que falou pelos estudantes (DCE), ressaltou que o momento atual é importante para que a universidade possa avançar, se consolidando como uma instituição democrática e voltada para o interesse da maioria da sociedade, especialmente aos trabalhadores. O grande desafio em todo esse processo, segundo o estudante, é conseguir fazer com que esse debate seja enraizado no cotidiano das pessoas.

Também usou a palavra Maria Weber, técnico-administrativa que integra a diretoria da Atens Sindicato. Maria manifestou contentamento por ser participante da comissão que discute a metodologia e enfatizou que o debate em todo o processo precisa ser inclusivo e sem privilégio a esta ou aquela categoria.

Sentido coletivo

A logomarca desenvolvida pelos alunos de Publicidade e Propaganda do Curso de Comunicação Social da UFSM traz como destaque, além de “Estatuinte UFSM”, os verbos complementares: “Conhecer, participar e transformar”. Tanto a perspectiva gráfica como os termos utilizados procuram dar um sentido de construção coletiva ao processo estatuinte. Para divulgar informações sobre a Estatuinte, o grupo de Comunicação criou no facebook uma página (Fan Page). Para acessar, digite www.facebook.com/estatuinteufsm ou clique diretamente aqui.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias