Plenária em janeiro define Campanha Salarial 2015 dos SPF SVG: calendario Publicada em 11/12/14 17h26m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 184 Visualizações

Encontro ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Brasília

Alt da imagem

Conforme definido no Fórum das Entidades, a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPF) ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Brasília. No encontro serão definidos os eixos da Campanha Salarial 2015, as pautas das lutas gerais do Fórum e a agenda de mobilização para o próximo ano. Outra questão a ser discutida é o lançamento da Campanha Salarial, que deve ocorrer com uma Marcha Nacional a Brasília. O 1º tesoureiro do ANDES-SN e Encarregado de Relações Sindicais, Amauri Fragoso, ressalta que é preciso fortalecer a unidade dos servidores.

“Sabendo que as perspectivas são muito duras para este ano, o governo vai engrossar e vai fazer com que os servidores paguem a conta, o Joaquim Levy [novo ministro da Fazenda] já declarou que não terá gastos com os servidores públicos federais”, disse Amauri, explicando que a plenária de janeiro deve consensuar os sete pontos de acordo dos SPF. “A realização do Seminário em novembro foi uma vitória, e conseguimos rearticular o Fórum através das entidades, buscando fazer uma campanha salarial mais forte em 2015, com muito mais expressão do que em 2014”, avalia o dirigente.

A necessidade de uma atividade unificada dos SPF em Brasília também foi ponderada na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, ocorrida de 28 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro. A reunião, que teve a presença de entidades, oposições sindicais e movimentos sociais, apontou os principais embates a serem travados em 2015. “Foi uma reunião muito boa, com mais de 250 pessoas, fizemos um balanço do ano de 2014, identificando os principais problemas. O diagnóstico foi de que o ano que vem será de muita dureza, pelas perspectivas da redução do Programa de Integração Social (PIS), do auxílio desemprego e saúde, a da redução da jornada de trabalho com redução de salário”, ressalta Fragoso.

Indo ao encontro das ações deliberadas no Seminário dos SPF, a reunião da CSP-Conlutas ressaltou a importância de serem organizadas ações no Congresso Nacional pautando a contrariedade aos projetos que atentam contra os trabalhadores do serviço público, do que são exemplos o Projeto de Lei (PL) 327/14 – ataque ao direito de greve; o Projeto de Lei Complementar (PLP) 92/07 – criação das fundações estatais de direito privado no âmbito do serviço público; o PLP 248/98 – perda de cargo público por insuficiência de desempenho; dentre outros.

Junto a isso, o Setorial dos SPF da CSP-Conlutas ponderou como necessário o fortalecimento da participação de todos os setores do serviço público federal na Plenária Nacional. Para tal, propôs a realização de Seminários Estaduais dos SPF para discutir as propostas encaminhadas no Seminário Nacional (Circular 227/2014).

Reunião do Setor das Ifes do ANDES-SN

Antecedendo à Plenária Nacional de janeiro, o ANDES-SN convoca reunião do Setor dos Docentes das Ifes para que sejam discutidos o eixo, a pauta e a agenda da Campanha Salarial 2015. Do encontro serão sintetizados encaminhados para serem levados pelo Sindicato Nacional à Plenária. A reunião ocorre no dia 30 de janeiro, na sede do ANDES-SN, em Brasília. Mais informações podem ser obtidas na Circular nº 240/2014.

Segundo André Rodrigues Guimarães, 1º vice-presidente da Regional Norte II e um dos coordenadores do Setor das Ifes, neste momento é preciso dar continuidade ao que foi feito no Seminário e pautar a Campanha Salarial dos SPF nos estados. “É importante que as nossas seções sindicais e as secretarias regionais do ANDES-SN se articulem e repliquem nos estados e com as demais entidades dos SPF, nos moldes do Seminário Nacional, os Seminários Estaduais. Esta movimentação será importante para  mobilizar o conjunto de outras categorias - independente das suas vinculações com centrais sindicais - para construir a campanha salarial pela base unificada e que represente os interesses do conjunto dos servidores públicos federais. Fortalecer a unidade dos SPF, em cada estado e nacionalmente, é fundamental para barrarmos em 2015 os ataques ao serviço público e aos direitos dos trabalhadores", diz o docente.

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias