Gestão da saúde por Organizações Sociais enfrenta crise em SP SVG: calendario Publicada em 17/12/14 15h28m
SVG: atualizacao Atualizada em 17/12/14 17h30m
SVG: views 752 Visualizações

ANDES-SN alerta que governo pode implementar OS também na educação superior

Alt da imagem

Médicos, enfermeiros e trabalhadores técnico-administrativos do complexo hospitalar Santa Casa, em São Paulo, decretaram estado de greve devido ao atraso no pagamento dos salários e do décimo terceiro. Administrado pela Organização Social (OS) Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o hospital deixa, desde o último dia 5, 669 funcionários sem receber salários ou direitos. Desse total, 437 são médicos. Esta quarta-feira, 17, é o prazo para a Santa Casa regularizar os pagamentos atrasados.

Ainda nesta quarta os médicos devem realizar nova assembleia. Na última sexta-feira, 12, a categoria reuniu-se e exigiu que o superintendente do hospital, Irineu Massaia, desse explicações sobre os atrasos. O Sindicato dos Médicos defende que os profissionais tenham seus direitos garantidos e está em negociação com a Santa Casa com intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A próxima reunião será nesta quinta-feira, 18.

Funcionários reuniram-se em torno do prédio da instituição, num protesto público pelas más condições de trabalho. Já os enfermeiros farão nova assembleia na segunda-feira, 22. De acordo com a diretora do Departamento Jurídico do Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo, Ana Firmino, um representante da Santa Casa afirmou que alguns imóveis estão sendo avaliados por uma instituição financeira como garantia para um empréstimo para colocar os salários em dia. A resposta deve ser dada até esta quarta-feira.

"Já a Secretaria Estadual de Saúde afirma não ter tempo hábil para o repasse de verba ainda neste mês", disse Ana Firmino. "Há boatos que de que só não houve demissões ainda por falta de dinheiro em caixa para pagar as rescisões", complementa.

Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, afirma que os problemas das OS na gestão da saúde em São Paulo são um alerta para a proposta da Capes de gerenciamento da contratação de docentes de ensino superior por meio dessas organizações. “O caso da saúde de São Paulo é um escândalo. A OS se mostrou incompetente nessa gestão”, ressalta Rizzo.

A Santa Casa

Fundada há mais de quatro séculos, a Santa Casa é um complexo hospitalar privado, filantrópico, considerado um dos mais importantes centros de referência no atendimento a traumas e também em educação médica. O hospital é administrado pela Organização Social Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, entidade que administra unidades básicas de saúde, hospitais e centros de atendimento psiquiátricos municipais e estaduais em várias regiões do estado.

A atual crise financeira e administrativa da Santa Casa de São Paulo “acende uma luz amarela, quase vermelha” para o risco que corre toda a rede de saúde pública administrada por Organizações Sociais da Saúde, as chamadas OSs. A opinião é de Paulo Spina, coordenador do Fórum Popular de Saúde de São Paulo.

“É um claro sinal do que o descontrole e a falta de transparência desse formato de administração terceirizada podem causar a hospitais, ambulatórios e outros equipamentos públicos. A sociedade fica sem saber quanto é gasto e como são usados os recursos que os governos repassam a essas organizações”, diz Spina.

Crítico da transferência da gestão da saúde pública a essas organizações privadas, Paulo Spina lembra que atualmente estados, municípios e até a União firmam contratos com esses parceiros. É o caso, por exemplo, de unidades básicas de Saúde (UBSs), vinculadas à esfera municipal, e do Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo, gerido pela OS SPDM, uma das mais envolvidas em suspeitas de irregularidades.

Com o agravamento da situação no complexo hospitalar, no começo de outubro a OS devolveu à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo a gestão do Hospital Geral de Guarulhos, dos estaduais de Francisco Morato e Franco da Rocha, do Penitenciário e do Centro de Atendimento de Saúde Mental de Franco da Rocha.

Fonte: ANDES-SN/RBA

Foto: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich; Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias