Decisão de aderir 100% ao Sisu é adiada na UFSM SVG: calendario Publicada em 19/12/14 12h13m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/12/14 12h19m
SVG: views 478 Visualizações

Após ‘pedido de vistas’, reitor convocou CEPE para nova reunião na terça, 23

Alt da imagem
Bancada estudantil apoia integralmente proposta de reitoria

A sessão de número 858 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), na manhã desta sexta, 19, tinha como um dos principais pontos de pauta o encaminhamento sobre a adesão, de forma integral, pela UFSM, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em substituição ao vestibular. No entanto, um ‘parecer de vistas’ solicitado pelo professor Júlio Siluk, do CT, adiou a definição. Temendo pelos prazos se a decisão ficasse para março de 2015, o reitor e presidente do CEPE, professor Paulo Burmann, propôs uma reunião extraordinária, que ficou marcada para a próxima terça, 23, às 8h30, quando será retomada a pauta. A instituição está retornando ao debate sobre o assunto após as decisões judiciais que inviabilizam a implementação da proposta de adesão total ainda em 2014.

Na proposta apresentada pela Reitoria, através da Pró-Reitoria de Graduação, e que teve parecer favorável de forma unânime tanto pela Comissão de Legislação e Normas (CLN), como pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEPE, está previsto a substituição do Processo Seletivo Seriado (PSS) pelo Sisu a partir de 2015, como forma de cumprir a decisão do Cepe de 22 de maio de 2014; ainda a reserva de 20% das vagas de cada curso de graduação para o PSS em 2015 e 2016; e extinção gradativa do PSS a partir de 2015, permitindo somente a abertura do PS2 e PS3 em 2015 e do PS3 em 2016.

Para a acadêmica Cintia Florence, da bancada estudantil no CEPE, e que concorda com a proposta apresentada pela Administração, a alegação de que é necessário aprofundar mais o debate não se justifica. Segundo ela, além de o tema estar em discussão deste o início deste ano, recentemente foram feitas várias audiências públicas, inclusive junto a escolas de Santa Maria, para que fossem esclarecidas as dúvidas.

Estatuinte

O tema da Estatinte na UFSM, que tem tido seu processo de metodologia discutido desde abril deste ano, foi tema de comunicação da estudante Cintia Florence, da bancada do DCE. Ela relatou em que situação se encontra o debate e quais os próximos passos na atuação da comissão provisória para 2015.

O repasse de informações da acadêmica gerou manifestação de uma conselheira, que reclamou haver pouco debate sobre o assunto entre os professores. Em função disso, o reitor, professor Burmann, esclareceu que existe uma comissão provisória, com participação das representações dos segmentos, e mais os indicados pela reitoria e pelo Conselho Universitário, discutindo os primeiros passos desse processo. Segundo ele, a deflagração oficial da Estatuinte se dará a partir do momento em que a proposta da comissão chegar ao Conselho Universitário.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do site da UFSM

Foto: Multiweb

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias